Menu

Todos nós temos medo da intimidade - Parte 1

Atualizado dia 7/12/2013 10:57:39 PM em Espiritualidade
por Patricia M. Barros


Facebook   E-mail   Whatsapp


"Todo mundo tem medo da intimidade", disse o mestre Osho.* Sim, isto parece ser verdade. Afinal, quem não teria medo da intimidade? O amor implica em riscos e quem ama procura doar-se ao ser amado, procura cuidar de quem ama. Faz parte de amar preocupar-se com o outro e um pouco menos consigo mesmo. O amor é difícil. E é claro que é assustadora a ideia de se revelar totalmente ao ser amado! É lindo o trecho da canção "Somebody", da banda Depeche Mode: "I want somebody to share, share the rest of my life, to know my animal toughts, to know my intimate details..."** Sim, é linda a ideia de que o amor pode sobreviver à intimidade e eu acredito que pode! Segundo Osho, uma pessoa que pratica a meditação e que já atingiu certo nível de evolução tem apenas silêncio e amor no seu coração, não tendo nada a esconder do outro. Osho também ensinou que faz parte deste processo nos aceitarmos como somos. Com a autoaceitação, o medo da intimidade desaparece.

O medo da intimidade é natural. Mas vale a pena abrir o coração! Como disse James Taylor na canção "Lovely ride", "The secret of love is in opening up your heart. Its ok to feel afraid, but dont let that stand in your way cause anyone knows that love is the only road..."*** Lembrei-me de uma pequena história que uma querida amiga me contou. Uma moça foi procurar um pai-de-santo, pois queria encontrar um namorado. O pai-de-santo incorporou um preto velho, que disse: "Minha filha, como o namorado vai entrar no teu coração se ele está fechado?"

Muitas vezes quem tem medo da intimidade procura sentir-se no controle quando está em um relacionamento e utiliza vários tipos de jogos emocionais para isso. Para estas pessoas, demonstrar sentimentos significa abrir mão do poder que se possui e deixar este poder nas mãos do outro. Mas quando existe amor os relacionamentos não são baseados no poder. Como já observei anteriormente, amor é doação. E é notório que quando oferecemos amor, este sentimento retorna para nós multiplicado. Muito já se falou sobre o amor incondicional, aquele tipo de amor que não espera ser correspondido, que não espera nenhum tipo de recompensa. Este é o amor ideal e todos nós estamos neste planeta azul para aprender a amar melhor, para aprender a preciosa lição do amor incondicional. Sim, o amor incondicional não espera nenhuma recompensa, mas de qualquer maneira o amor que oferecemos retorna multiplicado para nós. Realmente, o amor é o único caminho!

Existem pessoas que acham (talvez inconscientemente) que se não tratarem bem o outro irão atrair a paixão. Isto pode até ser verdade, mas se a paixão não for saudável um dia irá acabar. Repito: o amor é o único caminho. Existe outra maneira de cativar alguém além de oferecer afeto a esta pessoa, aproximar-se dela aos poucos e tratá-la bem? Bem, é claro que se deixar conhecer - o que envolve qualidades e defeitos - também faz parte deste processo.

Vários fatores levam ao surgimento do medo da intimidade. De acordo com Swami Krishnananda, terapeuta de Osho Multiversity, existem duas feridas psicológicas básicas que são causadas durante a infância, geralmente pelos pais: abandono e sufocamento.

Em primeiro lugar, o que seria o "sufocamento"? Esta ferida emocional é causada quando um dos pais (ou ambos) protege exageradamente a criança ou se apega em demasia ao filho ou filha, não permitindo que o menino ou a menina tenha experiências importantes e aprenda com os seus erros. É claro que este tipo de amor sufoca e mais cedo ou mais tarde esta pessoa desejará se libertar e não desejará mais ser controlada ou exageradamente protegida, passando a fugir de qualquer relacionamento que ameace cercear a sua liberdade. É importante atentar para o fato de que as mães super-protetoras e que se apegam exageradamente aos seus filhos provavelmente se sentiram rejeitadas na infância, sendo que muitas vezes não são felizes no casamento. Este é um ciclo vicioso que precisa ser quebrado.

Em certos casos, um dos pais tem um relacionamento muito próximo com a criança e quando esta cresce passa a pensar que não é mais adequado continuar a lhe oferecer carinho, negando-lhe então estas demonstrações de afeto. Quando isto acontece é claro que o adolescente passará a ter medo de se envolver, pois terá receio da perda, que já sofreu anteriormente.

Já a dinâmica emocional das pessoas que não se sentiram suficientemente amadas na infância é diferente. Não é difícil entender por que estas pessoas mais tarde se tornam inseguras, carentes e emocionalmente dependentes. Estes homens e mulheres não se sentem capazes de ficar sozinhos e procuram desesperadamente por um amor que acham que nunca tiveram. Por isso muitos até se envolvem em relacionamentos destrutivos, dos quais sentem dificuldade de se libertar. Na verdade, estas pessoas também sentem medo da intimidade, de maneira inconsciente. Conscientemente as pessoas que apresentam esta dinâmica interior desejam a intimidade, mas no fundo também sentem medo. Se não fosse assim, por que estas pessoas se sentiriam atraídas por alguém difícil, emocionalmente inacessível? Certas pessoas que se enquadram neste padrão de comportamento podem se questionar se o que sentem é realmente amor. A carência muitas vezes domina uma pessoa e este sentimento pode levar à manipulação. Inclusive uma pessoa carente pode tentar cercear a liberdade do  outro e "podá-lo(a)". Outras atitudes comuns são as brigas e cobranças. É claro que estas não são atitudes amorosas. E acho que nunca é demais repetir: o amor é o único caminho!

Amorosamente quero esclarecer que não tenho a intenção de aborrecer ninguém ou de ser "professoral". Afinal quem sou eu para oferecer "lições" a você, amigo leitor? Sou apenas mais uma alma que está neste planeta azul para aprender a amar melhor, como gosto de dizer às vezes.

Continuação: https://www.somostodosum.com.br/clube/artigos.asp?id=35277

* Visite o meu site para ler trechos de ensinamentos do mestre Osho: link link
** "Eu quero alguém para compartilhar, compartilhar o resto da minha vida, para que saiba sobre os meus pensamentos animais, para que conheça os meus detalhes íntimos". Tradução do título da canção: "Alguém".


*** "O segredo do amor é abrir o seu coração. Está ok sentir medo, mas não deixe que isto fique no seu caminho. Pois qualquer um sabe que o amor é o único caminho". Tradução do título da canção: "Adorável jornada".

Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 7


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

foto-autor
Conteúdo desenvolvido por: Patricia M. Barros   
Sou jornalista e advogada. Atualmente sou funcionária pública e estudante de psicologia e psicanálise. Sempre me interessei por questões que envolvem comportamento e o desenvolvimento pessoal. Espero contribuir um pouco para o bem-estar e felicidade de algumas pessoas!
E-mail: [email protected] | Mais artigos.

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Espiritualidade clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa