Menu

Use a sabedoria havaiana para ser mais feliz - Parte III

Atualizado dia 5/3/2015 1:40:14 PM em Espiritualidade
por Paula Machado


Facebook   E-mail   Whatsapp

Hoje veremos mais 2 princípios Huna:

4. Manawa – Agora é o momento do poder
“Portanto, não vos inquieteis com o dia de amanhã, pois o amanhã trará os seus cuidados; basta ao dia o seu próprio mal”. (Mat. 6:34)

A tradição Huna crê que as crenças, decisões e ações relacionadas a si mesmo e ao mundo formam sua consciência do mundo e definem sua experiência atual. Cada dia, cada segundo é um novo momento da criação e todo hábito pode ser mudado a cada instante.
A Huna não nega as influências do passado, seus genes ou a maneira como você foi educado, mas afirma que sua reação a esses fatores molda a sua realidade atual. Duas pessoas são criadas com violência e abusos. Cada uma escolhe como reagir. Uma delas pode desenvolver uma disposição violenta; o outro pode tomar a decisão de nunca deixar que isso toque sua alma e se tornar uma pessoa amorosa para o resto da vida.
AGORA é o momento de poder – mas como definimos esse agora? Pode ser este segundo, minuto, hora, dia, semana, mês ou ano, dependendo do seu foco. Uma vez que definimos o agora como o momento de poder, onde a mudança pode acontecer, é possível alterar o passado, bem como o futuro no momento presente.
A maioria das pessoas desperdiça seu tempo, com a mente perdida entre as memórias do passado e os sonhos do futuro.
Apesar de sonhar e planejar serem partes necessárias do processo, há apenas um tempo onde o seu poder está – no Agora! É preciso agir hoje para criar o amanhã. Mesmo ‘não agir’ é uma ação, que vai levar a um futuro – infelizmente não o futuro que você deseja, mas um futuro de tristeza e arrependimento.

Etapas de ação para Makia

Tudo pode ser mudado, redirecionando o foco de sua atenção atual para o aqui e agora.
Passo 1: Treine sua consciência sensorial
Observe o que você está vendo, o que chega ao seu ouvido e seu paladar, tato e olfato neste momento. Tente perceber mais detalhes cada vez que você olha para alguma coisa, ouve uma peça de música, toca em algo. Torne-se plenamente consciente disso. Há informações sensoriais ao seu redor o tempo todo.

Passo 2: Foco no que você pode fazer agora
Para trazer a sua consciência para o agora e conseguir se concentrar no que precisa ser feito, pergunte-se: “Qual é o menor passo que posso fazer agora, nos próximos minutos para trazer-me mais perto da minha visão“.
Há um momento em que você cria a sua visão, mas uma vez que está no lugar, você precisa se concentrar no caminho para chegar lá. Se você vai a algum lugar, recebe a direção geral e depois passa 99,9% do tempo caminhando passo a passo. E embora o seu destino possa estar a quilômetros de distância, no Agora você pode apenas dar um passo pequeno. Ao invés de definir “devo limpar a garagem”, pergunte a si mesmo: “Qual é o menor passo que posso fazer agora, nos próximos minutos para chegar mais perto de uma garagem limpa?” Pode ser algo como “entrar na garagem” , então “colocar uma caixa para fora” e depois “Classificar coisas para manter e coisas para o lixo”… então… você alcança o resultado. Comprometa-se com o primeiro passo e de lá, se você sente vontade de continuar, continue.

5. ALOHA – Amar é estar feliz com
“Novo mandamento vos dou: que vos ameis uns aos outros; assim como eu vos amei, que também vos ameis uns aos outros". (Jo 13:34)

A palavra havaiana para o amor –Aloha– é composta de “alo”, que significa “estar junto, compartilhando e experienciando no aqui e agora” e “oha”, que significa “simpatia, alegria”. Assim, o amor existe sempre que você experimenta alegria com o objeto do seu amor. Ser feliz vem do amor e infelicidade vem do medo, raiva e desespero. O amor não faz as palmas das mãos suarem – quem faz isso é o medo. O amor não faz mal – a raiva faz. O amor oferece um sentimento de alegria e felicidade, e a intensidade desses sentimentos se correlaciona com a intensidade e profundidade do seu amor. Amar profundamente significa experimentar uma forte ligação. Profundidade e clareza da conexão crescem na proporção em que você é capaz de liberar o medo, a raiva e o desespero.
Sempre que há um aumento no medo, raiva ou dúvida, aumenta a vontade de julgar ou criticar. Estas são as causas de separação que levarão a um declínio do amor. Dê uma olhada para trás em seus relacionamentos que não deram certo – não começa sempre com críticas e julgamentos? Experimentamos o medo, preocupação, raiva ou dúvida em um relacionamento e então julgamos ou criticamos o comportamento. E se não formos capazes de perdoar e superar essa mentalidade de criticar ou julgar, não seremos capazes de trazer o amor de volta em nossa vida.
Por outro lado, elogio e reconhecimento são atos de amor. O foco de sua atenção nas coisas boas, através de elogio e reconhecimento, irá atrair coisas ainda melhores, enquanto que se concentrar nas coisas ruins julgando ou criticando vai atrair ainda mais falhas, mal-entendidos e problemas. As relações afetivas sempre começam como diversão e alegria porque nos concentramos nas coisas que gostamos um no outro.

E mesmo se você acredita em fazer críticas positivas, lembre-se que toda crítica tem a tendência de fazer o comportamento indesejado crescer, pois a energia flui para onde a atenção vai. Substitua também as críticas positivas por elogios e reconhecimento das coisas boas. Concentre-se no que você quer e não no que você não quer.
Se você criticar a si mesmo, seu subconsciente se sente atacado e tenta se defender. Ele faz isso através do corpo (apertando os músculos, produzindo os hormônios do estresse, etc.) Isto diminui a sua consciência, porque o sistema corpo/mente está focado no ataque/defesa. Aumentar a auto-estima através do reconhecimento de suas próprias partes boas e amar a si mesmo leva a um relaxamento corporal, aumenta a consciência e seu poder. Você se sentirá bem consigo mesmo, com as outras pessoas e a vida em geral.
As pessoas que criticam muito têm uma tendência a formar padrões de doenças graves que se tornam cada vez mais intensas até a formação de um câncer. Há quem diga que o câncer é um sintoma de falta de amor na vida.
Quando somos atacados ou criticados, nossa reação inicial é de reagir. Isto apenas aumenta o problema. O que um xamã Huna faz para neutralizar uma maldição é louvar a si mesmo, bem como o atacante. Elogie ou reconheça tudo o que é bom sobre a pessoa e/ou sobre a situação. Outro grande método para isso é a bênção. Você pode dizer em voz alta ou em sua mente. Tente isto para os próximos 30 dias com o seu chefe ou qualquer pessoa que você tenha um problema com e note a mudança.

Experimente o poder da ALOHA

Este é um exercício fácil de 1 minuto para experimentar o poder de Aloha em sua vida.
1. Feche os olhos e respire profundamente.
2. Agora elogie e reconheça por pelo menos um minuto tudo o que é bom dentro de você – toda boa atitude, hábito, qualidade.
3. Se pensamentos negativos vierem à sua mente, simplesmente ignore-os e continue a se elogiar.
4. Você pode continuar este exercício após 1 minuto. Ao terminar, perceba como se sente.

Em seguida, repita o mesmo exercício por pelo menos mais um minuto, mas desta vez, elogie e reconheça tudo o que é bom dentro de outras pessoas.
Faça uma terceira vez e desta vez elogie e reconheça tudo que é bom em sua vida – sua casa, seu trabalho, seu computador, seu carro etc.. Ao acabar, respire fundo e mais uma vez note a diferença em seus sentimentos.

Participe do desafio gratuito, online Desafio Como encontrar o amor na maturidade . Saiba mais clicando  aqui

Talvez você também queira experimentar o novo minicurso gratuito A Ciência por trás do Amor e da Atração Física, uma série de 5 e-mails com o que a ciência tem de mais atual sobre a conquista e atração.  


Para saber mais,  faça o download GRATUITO dos e-books

40 dicas para encontrar o amor maduro https://www.docesamores.com/encontrar-o-amor/

Os melhores lugares para conhecer homens interessantes https://www.docesamores.com/melhores-lugares/

Para manter um amor duradouro ( artigo) https://www.docesamores.com/as-melhores-dicas-para-encontrar-o-homem-certo-e-desenvolver-um-relacionamento-duradouro-e-de-qualidade/

Fórmula do Amor - como atrair o amor que você merece https://www.aformuladoamor.com/atrair-o-amor-que-merece/



Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 2


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

Conteúdo desenvolvido por: Paula Machado   
Visite o Site do autor e leia mais artigos..   

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Espiritualidade clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa