Menu

Acupuntura diminui os sintomas de Depressão durante a gravidez

Atualizado dia 2/28/2010 9:22:39 PM em Psicologia
por Dra. Mirhyam Conde Canto


Facebook   E-mail   Whatsapp


 

Estudo da Faculdade de Stanford demonstra  que a Acupuntura diminui os sintomas de Depressão durante a gravidez



A acupuntura parece ser uma forma eficaz de reduzir os sintomas de depressão durante a gravidez, de acordo com um primeiro estudo da Universidade de Stanford pelos investigadores da Faculdade de Medicina.

Os autores do estudo, liderado por Rachel Manber, Ph.D., professora de psiquiatria e ciências comportamentais, disse que eles esperam que os resultados aumentem a conscientização sobre o problema da depressão durante a gravidez e oferecer aos pacientes e médicos uma alternativa aos antidepressivos.

 "Este protocolo padronizado de acupuntura pode ser uma opção viável do tratamento para a depressão durante a gravidez", escreveu em um artigo que vai aparecer na edição de março da Obstetrics & Gynecology.

Até 14 por cento das mulheres grávidas podem ter transtorno depressivo maior, uma condição caracterizada por sentimentos de angústia, tristeza e desesperança, e uma perda de interesse por atividades normalmente prazerosas.

Algumas mulheres sofrem de depressão antes de engravidar, interrompem o uso da medicação e, em seguida, ocorre uma experiência de recaída; em outras mulheres, a própria gravidez pode causar depressão.

Os médicos não sabem exatamente como a gravidez leva à desordem, mas um fluxo de hormônios poderiam ser o culpado. Algumas mulheres também podem sentir-se oprimidas pelas grandes mudanças em sua vida, o que poderia desencadear a depressão.

"Gravidez, apenas pela sua natureza, pode trazer algumas questões subjacentes psiquiátricas e emocionais, " disse o co-autor Deirdre Lyell, MD, professor adjunto da obstetrícia e ginecologia.

A depressão, se não tratada, pode causar riscos tanto para a mãe quanto para o bebê. A mãe depressiva pára de cuidar de si mesma ou do feto, e pode até envolver-se em comportamento auto-destrutivo. Estudos também ligados a depressão durante a gravidez revela tendência para a depressão pós-parto.

"O tratamento da depressão durante a gravidez é criticamente importante para que a mulher grávida possa manter seu senso de bem-estar e cuidar bem de si mesma, do feto e, em breve, de seu filho", disse Lyell.

O uso de antidepressivos durante a gravidez dobrou entre 1999 e 2003, de acordo com um estudo em 2007 do American Journal of Obstetrics and Gynecology, mas muitas mulheres evitam tomar medicação por causa dos riscos.

Na verdade, Manber diz que  94 por cento das mulheres deprimidas envolvidas em seu estudo expressaram relutância em tomar antidepressivos.
"Porque há essa preocupação com a medicação entre as mulheres grávidas e seus médicos, é importante encontrar uma alternativa", afirmou Manber.

Para este estudo, os investigadores recrutaram 150 mulheres cujas gestações estavam entre 12 e 30 semanas e que preenchiam os critérios para o transtorno depressivo maior. As mulheres foram separadas para receber um dos três tratamentos de acupuntura específicos para a depressão; acupuntura controle, durante o qual as agulhas foram inseridas em pontos não conhecidos para ajudar a aliviar os sintomas depressivos, ou dirigidas para sessões de massagem.

Todas as mulheres receberam oito semanas de tratamento e foram avaliadas quanto à depressão entre a quarta e oitava semana por um entrevistador que não tinha conhecimento do tratamento que cada mulher recebeu.

Os pesquisadores descobriram que as mulheres que receberam a acupuntura específica para depressão apresentaram uma maior redução nos sintomas de depressão do que as mulheres dos outros grupos.

A taxa de resposta definida como tendo um 50 por cento ou mais na redução dos sintomas, foi de 63 por cento para as mulheres que recebem a acupuntura específica para depressão, em comparação com 44 por cento para as mulheres dos outros dois grupos de tratamento combinado.

Os pesquisadores não se surpreenderam com o que encontraram no estudo-piloto que produziu resultados semelhantes, e em outros estudos mostraram que a acupuntura é um tratamento eficaz para a depressão do público em geral, mas eles estavam satisfeitos com os resultados.

"Eu não acho que uma "receita de tratamento" seja apropriada para todos os casos, mas a acupuntura deve ser considerada como uma opção ", disse Lyell.

"Espero que as pessoas  respeitem a rigorosa metodologia utilizada neste estudo-cego, randomizado, controlado e aceitem o resultado: a acupuntura tradicional foi associada com uma significativa melhora na depressão."

Ambos Manber e Lyell disseram que pretendem continuar a sua investigação sobre a saúde das mulheres durante a gravidez e no período pós-parto.

 

Copiado do site https://www.massagemag.com/   Postado em: 23/02/2010

Traduzido por Dra Mirhyam Conde Canto

Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 3


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

foto-autor
Conteúdo desenvolvido por: Dra. Mirhyam Conde Canto   
Cirurgiã-Dentista, Massoterapeuta, Acupunturista, Mestre em Reiki, Radiestesista, Terapeuta Holística, Oligoterapeuta
E-mail: [email protected] | Mais artigos.

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Psicologia clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa