Menu

Pessoas agressivas e venenosas agridem quem as amam

Atualizado dia 2/6/2010 11:57:40 PM em Psicologia
por Lilian Maria Nakhle


Facebook   E-mail   Whatsapp

Durante nosso crescimento aprendemos que a vida é repleta de “podemos” e “não podemos”, de vencedores e perdedores. Nas variadas situações de nossa vida, algumas vezes vencemos, em outras perdemos. Não existe sensação melhor que vencer, não existe sensação pior que perder.
Existem aqueles que ao se sentirem deprimidos e desvalorizados, assumem o papel de vítima e se punem comendo ou bebendo em excesso, tomando drogas ou fazendo coisas que podem causar trazer sérios problemas. Outros descarregam a raiva e a frustração provocadas por um fracasso sobre os outros, geralmente pessoas que são próximas ou a quem dizem amar. As reações negativas ao modo como tratam essas pessoas fazem com que se sintam pior ainda e perpetuam o ciclo da convicção de que são perdedores natos.
Para estas pessoas olhar para os outros reforça o sentimento de frustração, pois ao ver o outro vencedor, ficam imaginando as piores coisas a respeito de si mesmas. Pensam que “a grama do vizinho é mais verde”, que o outro tem tudo e ao invés de sentirem-se felizes pelo outro e usá-lo como motivação para se aperfeiçoar, tentam destruí-lo com comentários sarcásticos, respostas desencorajadoras, elogios mentirosos.
Sempre que percebem que possuem algo a menos, sentem-se desajustados, inadequados porque o ciúme e a inveja predominam, invadem seu “ser”.
Mas, por que parceiros se agridem? Por que é tão difícil a comunicação com alguém que se faz amor e tem a maior intimidade?
Muitas pessoas reclamam e não compreendem como é possível ser tão complicado e embaraçoso expor sua mágoa e desapontamento para seu parceiro, alguém que é tão especial, que as faz sentir tão bem. Sentem-se vulneráveis, desprotegidos e reagem de modo exagerado, perdendo a noção de suas ações e palavras.
É preciso deixar claro que a agressão é conseqüência dos sentimentos de inadequação ou de insegurança de um dos pares. A dificuldade de comunicação está relacionada com o senso de auto-estima.
Quem berra, berra para si mesmo e não para o outro!
Quando alguém nos causa mágoa, dor e desapontamento; ela nos desrespeita, nos trai e deixa de nos apoiar quando precisamos, portanto, é impossível conservar o laço de intimidade, manter uma relação de respeito e compreensão.
É evidente que o relacionamento está contaminado.
Inúmeras vezes um dos parceiros conservam (toleram) um relacionamento por puro comodismo ou por um tipo de “homenagem ao passado”. E assim, perdem grande parte de sua vida dando permissão para que o outro debochar, machucar, ofender, ferir sua auto-estima.
Então, é importante estabelecer limites e impedir que esta pessoa o arraste para a dor e sofrimento, que não lhe pertencem. É preciso romper o ciclo tóxico o mais rápido possível.
Existem pessoas que parecem verdadeiros icebergs emocionais, e de nada adianta confrontá-las, pois qualquer atitude agressiva vai torná-las mais frias e distantes.
Estes parceiros nunca aprenderam a comunicar-se bem, a expressar seus sentimentos. Elas têm medo de bancar os ridículos caso se mostrem sensíveis, emotivos.
Fazer uso do humor pode ajudar a “descongelar” esta pessoa, porém, existem aqueles que são desprovidos de emoções, que possuem até mesmo um falar monótono e inexpressivo... São aqueles que negam qualquer aproximação e sua expressão corporal também denuncia seu comportamento, e a necessidade de auto-proteção é intensa.

É fundamental impedir que as pessoas agressivas, (sejam parceiros, amigos ou parentes) destruam sua auto-estima e dignidade, pois estas podem minar a sua resistência e deixá-lo mental ou fisicamente doente. Elas não são solidárias e podem se mostrar hostis frente ao seu sucesso.
A insegurança e o sentimento de inadequação dessas pessoas fazem com que elas tentem sabotar seus esforços para ter uma vida feliz, produtiva e saudável.

site: www.liliannakhle.com

Atendimento clínico:
[email protected]

Texto revisado

Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 27


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

foto-autor
Conteúdo desenvolvido por: Lilian Maria Nakhle   
Visite o Site do autor e leia mais artigos..   

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Psicologia clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa