Menu

A Roda da Vida I - Introdução

Atualizado dia 8/30/2008 12:44:06 AM em Psicologia
por Paulo Roberto Vieira de Carvalho


Facebook   E-mail   Whatsapp

No final da década de 70, participei de um treinamento sobre “Técnicas de Previsão” e esse curso, em tempo integral de 40 horas, abordou desde o modelo mais simples até o mais complexo modelo matemático, passando inclusive pelo “achismo” tão característico na cultura empresarial brasileira. Concluído o treinamento e munido de uma gama de informações fui despertado para desenvolver o tema “A economia se move sem a Energia Monetária”. No desenrolar do tema deparei com uma encruzilhada entre a TESE e a UTOPIA.

Ou seja, encontrar uma forma balanceada de tal forma que não fosse excessivamente técnico que o místico desprezasse e nem tão místico que o técnico não levasse em consideração.Iremos recriar, na conclusão, agrupando todo o trabalho numa síntese, os capítulos até agora discutidos. Unindo cada área até então dissertada pode-se concluir que as áreas da vida são distintas, porém não são divisíveis. Na verdade, foram organizadas ferramentas que podem e devem ser utilizadas de uma maneira constante, até tornarem-se, com o processo de utilização, um hábito e esse passar a fazer parte integrante da pessoa. Para substituir um hábito por outro, ou até mesmo criar, já se sabe, que basta repetir uma mesma ação por vinte e uma vezes seguidas. Existe uma lógica nesse processo, pois a união das partes forma A RODA DA VIDA.

Dê asas à sua imaginação e visualize uma roda no formato das rodas usadas nas carruagens do “velho oeste americano” ou das suntuosas charretes do “Império Britânico”... ou qualquer uma outra que se formar na tela mental.
O importante é entender a ideia: Futuro Passado Fatos e Acontecimentos da Vida. PASSADO: Já dedicamos comentários sobre esse assunto, porém aqui vale adicionar outros ingredientes para reforçar e aprimorar as técnicas de uma boa utilização dessa ferramenta. Os acontecimentos do passado influenciam e, não raras vezes, determinam a estrutura psicológica diante do presente. A palavra “não”, por exemplo, é tida como a mais ouvida e repetida pelas pessoas. É comum, quando questionada por alguém, a resposta ter início com a verbalização do “não” - todas as vezes que vai responder - mesmo que haja concordância com o interlocutor. É comum, portanto, dizer “não” quando na verdade se deseja falar exatamente o contrário. Outro aspecto, também interessante, mas que a força da utilização leva a um grande lapso quando através de um comando de voz afirmamos o que não queremos dizer... não pense num “fusca vermelho”.

Ora, por que deixar de afirmar aquilo que gostaria que a pessoa pensasse? Muitas e muitas vezes, tudo isso passa totalmente desapercebido. Outro exemplo: uma criança passa correndo pela sala em direção à porta semi-aberta; é normal que ela bata a porta assim que passar... então, lá vem a ordem: “não bata a porta!” a criança passa e... baham! Aí ela volta, abre a porta, matreiramente sorri e volta a fechar a porta sem estardalhaço. Por que, mais uma vez, deixar de falar ou emitir um comando coerente com o que se espera? Por exemplo: “Fulano, ao passar pela porta, feche-a devagar!” Faça sua experiência e observe o resultado. "Menino, desça daí senão você cai!" Na certa, quase que de imediato, lá vem o tombo! Na prática, esse “fenômeno” acontece por uma razão tão simples, como é simples “dois mais dois serem cinco”.Com essa prática, as sete grandes áreas serão compactadas... reduzidas... condensadas... resumidas, enfim, ao espaço entre os raios da roda. Utilizar um tutorial ou uma ferramenta que facilite olhar para dentro de si mesmo e avaliar os sentimentos e emoções que governam a vida, constitui um grande desafio. Uma coisa é comum em todas as pessoas de sucesso e que intriga um grande número de curiosos: como, o que, quando, onde e por que as pessoas de sucesso conseguem fazer o que fazem? Obter, na maioria das vezes, resultados altamente positivos e conseguem continuar solícitas e bem humoradas? O desafio está exatamente na disciplina aplicada no cotidiano de cada um, tendo em vista a dificuldade que se tem em dedicar um pouco do tempo para si mesmo. Tempo é uma questão de preferência e, mais, esse que é igual para todos.Na verdade, como já vimos e mais uma vez essa assertiva comprova, o que existe é “um presente dinâmico”. Portanto, o tempo é. Use-o! Parafraseando Thomas Edson, quando lhe perguntaram como ele definiria um dos seus grandes inventos, a lâmpada elétrica: “A luz elétrica é. Use-a!”.

Em cada uma das áreas devemos desvendar os segredos e os mistérios que se escondem em seus meandros e encontrar a solução dos problemas dentro de nós mesmos. Discutir este trabalho com o foco nas sete grandes áreas, que denominei de RODA DA VIDA porque todo ser humano a traz consigo durante sua existência, independentemente da cor, sexo, religião e da condição sócio-econômica; com ela levamos a vida e muitas vezes “deixamos a vida nos levar”.Algumas premissas serão levadas em conta para trilhar um raciocínio simples, sem ser simplório, e uma determinada lógica sem ser inflexível. Por exemplo: as sete áreas da “roda da vida” são distintas, porém indivisíveis.A RODA DA VIDA.

Agrupando os capítulos: 1- Área Familiar. 2- Área Social. 3- Área Profissional. 4- Área Financeira. 5- Área Física. 6- Área Espiritual. 7- Área Mental. Fatos e Acontecimentos da Vida. Outra premissa é que sempre devemos estar no comando da nossa existência, e essa assertiva é uma regra geral. Mas quem de nós teria a coragem de “atirar a primeira pedra” e afirmar que nunca fraquejou um instante ou se sentiu inseguro diante de uma situação aparentemente inusitada? Quantas e quantas vezes as pessoas sentem a necessidade de se recolherem para buscarem forças e se superarem, com um único propósito: seguir em frente no dia a dia. Faz parte da natureza humana a sensação de medo e desajuste. Encontrar a solução é a palavra-chave e a busca dela é saudável na medida em que a pessoa consegue superar as “intempéries” com equilíbrio e ponderação. Quando os problemas são resolvidos, mais do que sentir orgulho por ter encontrado as soluções, você terá orgulho de si mesmo. Problemas fazem parte de nossa vida; o importante é não deixar que eles o transformem numa pessoa amargurada. Muitas vezes, a vida nos prega peças terríveis e nos obriga a procurar significados para as tragédias. As benesses nem sempre são questionadas. A pessoa aparece como especial quando ela se mostra mais forte e superior que as adversidades. Um bom aconselhamento, uma boa leitura, um passeio renova nossas energias e possibilita encontrarmos forças e coragem diante dos desencontros que nos atemorizam.Uma receita infalível. Algumas pessoas vêem as coisas e dizem: "Por quê? Mas eu sonho coisas que nunca existiram?" As dificuldades e provações vão sempre se suceder e, às vezes, você não terá escolha. Sua vida está sensacional e de repente você pode descobrir que sua mãe não está bem; que a política econômica do governo mudou, e que infinitas possibilidades de encrencas aparecem. O que fazer? Olhar para sua roda.

Texto revisado
Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 11


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

foto-autor
Conteúdo desenvolvido por: Paulo Roberto Vieira de Carvalho   
Formado em Economia em 1.971. Com pós em Adm. de PME pela UFBa/SEBRAE. MBA-Administração Financeira/1994 pelo IBMEC. Exerci a cátedra pela UCG-Universidade Católica de Goiás, no Dep. de Economia. Hoje sou do Conselho de Administração da Exata Papelaria. Aqui, me rendo a uma filosofia de que sou "um grande empresário de uma pequena organização."
E-mail: [email protected] | Mais artigos.

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Psicologia clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa