auravide auravide

Redes Sociais: Narcisismo, Amor Próprio ou Necessidade de Aprovação?


Facebook   E-mail   Whatsapp

Todos temos perfis em redes sociais hoje em dia e, sim, adoramos compartilhar fotos nossas, de momentos com amigos e até mesmo foto de comida(?). Já podemos notar que todos, de certa forma, estamos viciados em expor nossas imagens na internet.
O termo vício, utilizado anteriormente, vem justamente como ponto de atenção para o que vou abordar no texto de hoje: Narcisismo, Amor Próprio e Necessidade de aprovação.

Primeiro é importante deixar claro que o amor próprio é importantíssimo, afinal, devemos nos amar e nos valorizar. Mas algumas pessoas investem tanto nesse amor próprio que sentem a necessidade exacerbada de cada vez mas expor isso, postando selfies excessivos em diversos ambientes e principalmente mostrando o corpo, juntamente com legendas que envolvam amor, frases de autoajuda ou até pensamentos próprios que incentivem outros a compartilhar desse mesmo sentimento.

Porém, quando conhecemos determinada pessoa, percebemos que na maioria das vezes o que é exposto na rede social não condiz com sua fala e/ou atitudes e percebemos que ela não possui esse amor próprio tão bem estruturado; logo indica que este pode não ser o motivo de tantas postagens exibicionistas. Mas podemos pensar em outra possibilidade (muito mais óbvia, eu diria) que seria um caso de Narcisismo. Basicamente, você quer entender o significado? Recorremos a uma passagem de Freud:
"É do conhecimento de todos, e eu o aceito como coisa natural, que uma pessoa atormentada por dor e mal-estar orgânico deixa de se interessar pelas coisas do mundo externo, na medida em que não dizem respeito a seu sofrimento. Uma observação mais detida nos ensina que ela também retira o interesse libidinal de seus objetos amorosos: enquanto sofre, deixa de amar". (Freud em Sobre o Narcisismo: uma introdução)

O Narcisismo surgiu a partir do Mito de Narciso, e que possui duas interpretações. A primeira observa o exagero na contemplação da própria beleza, algo como uma perfeição que jamais será vista em outro alguém. Nesse momento (intenso) o indivíduo ao olhar sua imagem e buscar ainda mais beleza perde qualquer perspectiva de futuro, realidade e concentra todo seu pensamento em si mesmo.

Às vezes, a busca pela perfeição(?) leva as pessoas ao fundo do poço, por apenas se concentrarem naquilo e não conseguirem olhar ao redor. Esses tipos de Narcisistas (diria a maioria) tendem a ser mais solitários, possuírem muitos amigos virtuais e até “crush” em números alarmantes, pois os relacionamentos mais próximos acabam sendo afetados por essa, eu diria, obsessão, ao invés de direcionar o amor ao outro, só consegue direcionar a si mesmo (quase como cometer um incesto intrapsíquico).
A segunda interpretação seria transferir o amor à outra pessoa, todos somos narcisos e, em geral, ele se manifesta a partir do amor refletido no outro. O fato de hoje a maioria das pessoas cuidar do corpo excessivamente tem não só o objetivo de satisfação pessoal, mas também encontrar outra pessoa (vide que vivemos em um mundo de aparências).
Quem leu até esse momento, deve achar esse papo meio confuso e até doentio, né? Mas, amigo, o tema é complexo, e não devemos julgar a quantidade de postagens alheias, ok?
Quase para encerrarmos, falemos sobre a necessidade de aprovação ou aceitação (como preferirem), e que também tem relação com os temas que falamos acima.
Primeiramente, o que é ser aprovado? Ser aceito? Ambos consistem em ter um olhar para o outro sujeito, acolher e aceitá-lo como ele se mostra, ou seja, isso inclui defeitos, diferenças e principalmente sem querer mudá-lo.
É interessante praticar isso, pois nós todos quando nos sentimos aceitos e inseridos em um grupo, sociedade, conseguimos nos expor muito mais completos e autênticos. Pode acontecer, às vezes com alguns mecanismos de defesa fortes, pois nesse caso o sujeito pode ter dificuldades em se aceitar, desta forma ele coloca uma máscara e assim não será julgada ou afastada do grupo.
Normalmente, isso acontece por conta de um sociedade extremamente julgadora para com aqueles que não seguem uma tendência ou se mostram diferentes de uma “massa”. Por conta disso, muitas pessoas acabam se perdendo na tentativa de encontrar um novo “eu”, o que leva a frustração e até mesmo o não reconhecimento de si mesmo.

Agora, você me pergunta o que tudo isso tem a ver com as redes sociais. Amigos, tem tudo a ver! As pessoas publicam algo para buscar vários compartilhamentos, vários likes, tudo para satisfazer o seu ego, às vezes, não é nem a opinião da pessoa, mas ela acaba dizendo aquilo para alimentar o seu narcisismo. Esse problema atinge, em sua grande maioria, os jovens, que acabam até fazendo disputas uns com os outros, para saber qual o mais influente, qual o mais acessado, o mais popular, tudo isso é diagnosticado como narcisismo nas redes sociais. O que quero dizer aqui é que devemos sim nos aceitar antes de tudo e depois procurar um grupo ou pessoa que nos aceite como efetivamente somos, assim seremos verdadeiramente felizes, leves! Aceite-se!

Referências Bibliográficas: BOTARI, M V ‘A necessidade de aceitação’, Psicoterapia, Janeiro de 2014. Disponível em LASTA, S ‘Aspectos de Narcisismo – No indivíduo e na sociedade’, Psiquiatria Geral. Disponível em ROGERS, C ‘Tornar-se pessoa’, Martins Fontes, São Paulo/SP, 1981. SOUZA, M L R ‘O que é Narcisismo?’, Artigos UOL.


Texto revisado
Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 10


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

foto-autor
Conteúdo desenvolvido por: Raphael Mello   
Raphael Mello é Psicólogo e Terapeuta e dedica-se essencialmente ao trabalho de psicoterapia. Trabalha com foco nas questões sobre sexualidade e amor abordando os problemas que afligem os relacionamentos pessoais e interpessoais. Utiliza também técnicas de Apometria, Reiki e Florais. Agendamento de Consultas: (11)3814-0700 ou (11)95159-7260.
E-mail: [email protected]gmail.com | Mais artigos.

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Psicologia clicando aqui.

Veja também © Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 

Voltar ao Topo

Siga-nos


Somos Todos UM no Smartphone
Google Play


© Copyright 2000-2022 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa