Menu

Retiro do Silêncio - Uniluz

Atualizado dia 2/13/2013 2:25:41 PM em Psicologia
por Andrea Malta


Facebook   E-mail   Whatsapp

Neste Carnaval escolhi brindar o silêncio.

Foi minha primeira experiência em Nazaré Uniluz (WWW.nazareuniluz.org.br) e, ao seu término, meu coração parecia um folião de tão alegre!

Chegamos a Nazaré na sexta-feira à noite, depois de uma saída complicada de São Paulo, com muito trânsito e chuva. Ao chegarmos, já fomos recepcionadas por um tucano que se aproximou, como querendo nos dar as boas-vindas.

Já fazia tempo que sentia vontade de conhecer Uniluz e logo ao acordar, no sábado pela manhã, soube que aquele lugar tinha uma energia realmente especial. Bem cedinho, ainda de pijama, tive a oportunidade de doar Reiki para uma companheira de retiro, que sentia-se indisposta. E essa foi uma experiência profundamente tocante, que permitiu o exercício de um dos princípios da escola: o cuidado amoroso. Já estava sendo abençoada!

O início do "silêncio" deu-se no sábado após o almoço, depois de uma reunião explicando a proposta do trabalho e esclarecendo as dúvidas. Após essa reunião e até terça-feira antes do almoço, recebi a graça de viver uma das experiências mais doces e profundas da minha vida. Devo isso ao lugar e a todas as pessoas envolvidas nesse retiro.

A começar pelo campus, que é maravilhoso. O lugar está rodeado de mata nativa, com uma natureza exuberante. As habitações são simples e aconchegantes, com muita madeira e vidro, em comunhão com os jardins super bem cuidados e todos os animais que lá habitam. Vi bugios, saguis, lagartos, araras, esquilos e pássaros que cantavam suas melodias sem parar. Sem falar na borboleta azul. Mágico.

A rotina de Uniluz respeita os princípios da escola, que incluem a meditação, a atenção plena, a ordem cerimonial, o serviço altruísta, o cuidado amoroso, o ritmo, a partilha e o silêncio; nesse retiro, o silêncio prevaleceu durante todo o tempo. 

Esses princípios aliados ao silêncio pleno ofereceram-me uma experiência inspiradora e marcante. O aquietar da mente é uma prática que faço uso no meu dia-a-dia, mas faz toda a diferença viver essa experiência em um lugar onde a energia vibra em um nível elevado, o que dá uma nova dimensão do viver o aqui e o agora.

Toda a minha percepção ficou mais aguçada, como se trasbordasse de algum lugar. Cores, sons, cheiros, gostos, cresceram de fora para dentro de mim. Nas primeiras 36 horas eu me senti como uma criança conhecendo um novo mundo. Minha motivação concentrou-se em apenas contemplar tudo aquilo que estava a minha volta, com admiração, respeito e muita gratidão.

Primeiro, a natureza que abraçou-me como mãe e amiga, presenteando-me com todos aqueles detalhes tão sutis e tão belos, que no viver corrido não damos a atenção merecida.

Depois, a vivência em grupo, livre de compromissos e regras sociais impostas por uma fala constante, muitas vezes desprovida de um significado mais verdadeiro. Nesse sentido, a convivência isenta de diálogo permitiu o verdadeiro exercício do compartilhar. Percebi que estávamos todos ali mais inteiros, mais abertos e mais próximos, comungando com o mesmo propósito de servir ao outro com atenção e respeito. Através da vivência do serviço altruísta, é possível reconhecermos dentro da gente, o que temos de melhor a oferecer.

E por fim, o ritmo de Uniluz, que acontece com muita suavidade, desde o acordar até a hora de dormir; respeitando o tempo da meditação, das refeições, do viver em grupo e do recolhimento. Para mim, esse ritmo ancorou toda a minha experiência, dando a ela leveza e também sustentação.

E assim ancorada, sustentada pelo sentimento de segurança e amorosidade que me envolviam, pude dar um mergulho mais profundo em busca da minha verdade e do meu ser maior. As reflexões que surgiram a partir daí foram brotando naturalmente, com novos insights, confirmação de anteriores e muita inspiração para unir alguns pontos, descartar outros e criar novas perspectivas. Autoconhecimento no seu melhor significado!

Nazaré foi uma experiência de luz! E também de liberdade!

Toda minha gratidão a João Vieira, nosso focalizador, aos residentes, aos participantes do retiro e a todos 
aqueles que de alguma forma contribuem para a existência desse lugar!

Que todos sejam abençoados com um ano de muita paz e luz!

Texto revisado

Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 41


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

foto-autor
Conteúdo desenvolvido por: Andrea Malta   
Psicóloga, Psicoterapeuta Transpessoal e Coach, interessada por todas as áreas de desenvolvimento humano que contribuam para a existência de seres mais felizes, plenos e amorosos.
E-mail: [email protected] | Mais artigos.

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Psicologia clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa