Análise Pessoal e Psicoterapia de base Psicanalítica

Autor: Pri Gaspar - priscilagaspar@terra.com.br
Compartilhe
Facebook   E-mail   Whatsapp

A psicanálise auxilia no processo de auto-conhecimento e na resolução de problemas emocionais. Ao abrir as portas do inconsciente, possibilita que conteúdos reprimidos aflorem à consciência e possam ser trabalhados. As técnicas da psicanálise se baseiam na associação livre e têm como regra única de falar sem censura tudo o que vier à mente.

Considera-se mais a forma como os conteúdos são apresentados do que estes, propriamente ditos. Um mesmo fato, por exemplo, pode ser narrado das mais diversas formas, dependendo de como o sujeito sente e vive, de um modo geral, e especificamente aquela situação. Assim, não importa de quê o paciente fale, a forma como fala diz respeito a ele. É dada especial atenção para pausas, negações e atos falhos (troca de nomes, palavras etc.) por meio dos quais o analista pode descobrir sobre o quê o sujeito não quer falar.

Outro caminho é a análise dos sonhos, cujas interpretações levam ao descobrimento de desejos reprimidos, entre outros conteúdos, desde que a interpretação seja devidamente contextualizada. A origem familiar, a história que ouvimos sobre nossa família, nossos pais e a nossa chegada, servem de alicerce para que possamos construir a versão que nos acompanhará. Verdadeira ou não, será o referencial de passado a partir do qual a identidade é construída. Muitas angústias e dificuldades relacionam-se à história de nossa vida e à forma como encaramos os fatos passados. Mudar os fatos não é possível, mas, por meio da análise, é possível reescrever essa história, interpretando-a e compreendendo-a, fazendo com que o presente se torne menos angustiante. Isso ocorre, por exemplo, com relação a traumas: o paciente relembra e narra os fatos traumatizantes, elabora-os e reconstrói sua história a partir de uma nova perspectiva, libertando-se.

Ao longo do processo, o sujeito é levado a descobrir seus verdadeiros desejos, muitos dos quais estavam reprimidos e, somente ao se apropriar de seus desejos, o sujeito poderá escolher de forma mais consciente, e permitindo-se a realização. Pode, então alcançar os objetivos que estabeleceu para sua satisfação, libertando-se das desculpas e justificativas que o impediam de progredir.

Dentro de um tratamento de base psicanalítica, o sujeito é levado a assumir a responsabilidade por suas escolhas, sejam recentes ou não, de maneira a arcar com as conseqüências de seus atos. De um modo geral, as pessoas que se submetem à psicanálise, passam a viver o momento atual com mais tranqüilidade, aceitando melhor as limitações e outras vicissitudes da vida.

Contato cel e Whatsapp.(31)99312-8269 ou pelo
e-mail:priscilagaspar@terra.com.br

Atendimento em Belo Horizonte - MG
Av. Cristiano Machado, 1648, sala1002
Cidade Nova

Valor: Consulte
Priscila Gaspar é Psicanalista, Terapeuta de Regressão e Terapeuta de Casais, com especialização em Sexualidade Humana. Atende em psicoterapia individual e de casal.Contato: (31)99312-8269 priscilagaspar@terra.com.br
E-mail: priscilagaspar@terra.com.br
Visite o Site do autor

OBS: Valores a combinar, conforme a freqüência de sessões e a forma de pagamento.

Visitas: 5425
Compartilhe
Facebook   E-mail   Whatsapp

© Copyright 2000-2019 ClubeSTUM - O conteúdo desta página é de exclusiva responsabilidade do Participante do Clube. O site não se responsabiliza por quaisquer prestações de serviços oferecidos pelos associados do Clube, conforme termo de uso.