Menu

Integração

Publicado por Elisabeth Cavalcante em Autoconhecimento

Compartilhe

Facebook   E-mail   Whatsapp

Vivenciar o processo de integração interior é o principal objetivo de nossa jornada no plano físico. Esta experiência, descrita no tarô na carta denominada "O mundo", significa alcançar um estado de plenitude em que todos os opostos dentro de nós se harmonizem.

Eles não deixam de existir, mas passam a se complementar de modo absoluto, quando adquirimos a consciência de sua existência e aprendemos a utilizá-los a nosso favor.

Um exemplo claro disso é a integração das energias yin e yang, masculino e feminino, quando finalmente aprendemos a atuar no mundo utilizando estas duas facetas de nosso ser, de maneira totalmente equilibrada e consciente.

Existem circunstâncias na vida em que precisamos agir, atuar, fazer algum movimento, expressar nossos insights criativos concretamente. E, ao contrário, há situações em que a atitude mais sábia é a passividade. Tornar-se receptivo, deixando que a existência traga o que desejamos, no momento que ela julgar apropriado.

É claro que este não é um aprendizado fácil. Aliás, aplicá-lo em nosso cotidiano, que é sempre direcionado pela mente, pode ser bastante difícil. Mas, através da observação permanente de nossos processos internos podemos, em algum momento, começar a perceber se estamos avançando ou retrocedendo.

Não importa quantas vezes seja necessário retomar o caminho... sempre que nos desviarmos da nossa verdade, podemos conscientemente corrigir a rota e retomar a jornada, sem desistir ou desanimar. Afinal, a existência é paciente e generosa, e novas oportunidades sempre nos são concedidas.

"Para ficarmos presentes no dia a dia, ajuda muito estarmos profundamente enraizados dentro de nós. Do contrário, a mente que tem um impulso inacreditável nos arrastará com ela, como um rio caudaloso.

Enraizado no interior significa ocupar o corpo completamente. Ter sempre a atenção concentrada no campo energético interior do corpo. Sentir o corpo bem lá no fundo, como se diz. A consciência do corpo nos mantém presentes. Ela nos dá uma base firme no Agora.

Num certo sentido, o estado de presença poderia ser comparado à espera. Jesus empregou a analogia da espera em muitas de suas parábolas. Não se trata do costumeiro tipo de espera, tediosa ou agitada, que é uma negação do presente e sobre a qual já comentei. Não é uma espera na qual a atenção fica focalizada em algum ponto do futuro e o presente é percebido como um obstáculo indesejável, que nos impede de alcançar o que desejamos. Existe um tipo de espera que requer uma prontidão total. Alguma coisa pode acontecer a qualquer momento e, se não estivermos absolutamente acordados e calmos, vamos perdê-la. Esse é o tipo de espera da qual Jesus falou.

Nesse estado, toda a nossa atenção está no Agora. Não há nenhum espaço para fantasias, pensamentos, lembranças, antecipações. Não há tensão, nem medo, apenas uma presença alerta. Estamos presentes com todo o nosso Ser, com cada célula do corpo. Nesse estado, o "você" que tem um passado e um futuro, em outras palavras, a personalidade, dificilmente está ali. E, mesmo assim, não se perdeu nada de valor. Você ainda é essencialmente você. Na verdade, você é muito mais inteiramente você do que jamais terá sido, ou melhor, somente agora você é verdadeiramente você.

"Seja como um servo esperando pelo retorno do seu senhor", diz Jesus. O servo desconhece a que horas o senhor vai chegar. Então fica acordado, vigilante, aprumado e sereno, para não perder a chegada do patrão". Eckart Tolle - O poder do agora


Amigos do Rio de Janeiro, no dia 14 de Novembro, das 09 as 18 horas, estarei realizando na cidade o workshop "O Poder Interior". Para informações e inscrições, escrevam para o meu email.


Consulte grátis
Mapa Astral   Tarot   horoscopo


Gostou?   Sim   Não  
starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 1


Sobre o autor
elisa
Elisabeth Cavalcante é Taróloga, Astróloga, Consultora de I Ching e Terapeuta Floral.
Atende em São Paulo e para agendar uma consulta, envie um email.
Conheça o I-Ching
Email: [email protected]
Visite o Site do Autor


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...

As opiniões expressas no artigo são de responsabilidade do autor. O Site não se responsabiliza por quaisquer prestações de serviços de terceiros.


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa