Menu

O mistério da vida nas cartas do Tarô - Parte 3

Publicado por Elisabeth Cavalcante em Oráculos

Compartilhe

Facebook   E-mail   Whatsapp

O tarô funciona como um meio de conhecimento, sejamos nós capazes ou não de relacioná-lo de forma significativa com outros sistemas. As cartas sempre falam à nossa intuição, às forças inconscientes da nossa alma.

As cartas do tarô não só carregam o poder que é refletido por outras artes ocultas, mas também possuem e transmitem um grande poder em si mesmas. Hoje, o tarô deve a maior parte de sua popularidade ao seu uso como artifício de adivinhação.
A adivinhação não envolve apenas a superstição ou a mera leitura da sorte. Pelo contrário, ela é uma técnica psicológica excepcionalmente sutil, através da qual os segredos do inconsciente podem ser descobertos, seus poderes (extra-sensoriais e outros) podem se tornar acessíveis, e podemos obter orientação para as nossas vidas confusas e desordenadas.

As cartas do tarô representam um dos mais antigos e eficazes meios de adivinhação, perdendo apenas, talvez, para o I Ching, com relação ao qual elas possuem a vantagem de ter uma maior afinidade com o inconsciente coletivo da cultura ocidental. A natureza exata da psicologia da adivinhação bem-sucedida ainda é uma questão de conjecturas, embora a moderna psicologia profunda, especialmente através da teoria da sincronicidade desenvolvida por Carl Gustav Jung, tenha derramado bastante luz sobre ela.

O fato mais importante a ser fixado na mente é que não existe nada casual ou acidental no Universo e que os eventos exteriores – não importa quão triviais possam parecer – estão intimamente relacionados com ocorrências no interior da psique do homem. Assim, se aprendermos a arte de descobrir e interpretar os sinais exteriores poderemos desse modo ter acesso ao mundo das realidades interiores das nossas próprias almas e da alma do Cosmos.
A magia da adivinhação do tarô não está nas cartas, mas em nós mesmos. Elas podem agir – e de fato agem – como instrumentos por meio dos quais a realidade subjetiva no interior do inconsciente se torna capaz de projetar uma parte de si mesma numa existência objetiva.

Desse modo, a adivinhação através do tarô pode ser definida como um método prático no qual se constrói uma ponte entre o mundo onde ocorrem eventos físicos temporais e o mundo eterno dos arquétipos do inconsciente coletivo.

É útil lembrarmos que a adivinhação era considerada uma parte importante do curriculum de certas escolas de mistérios, não com a finalidade básica de ensinar as pessoas como ver o futuro, mas com o intuito de construir um mecanismo psíquico no interior do iniciado, através do qual uma fonte de orientação e de conhecimento intuitivo pudesse se tornar acessível ao seu Eu consciente. A adivinhação, nesse sentido, é uma arte que constrói uma ponte entre os homens e os deuses. Mas, como todas as pontes, ela deve ser atravessada e não utilizada como alicerce.

Se reconhecermos, mesmo de forma inconsciente, que estamos constantemente moldando o nosso futuro, ocorre então que, ao estabelecermos um contato mágico com o nosso inconsciente, podemos vir a conhecer muito sobre o nosso futuro e, o que é mais importante, podemos influenciar o nosso futuro e alterá-lo, tornando-nos, dessa forma, pelo menos até certo ponto, senhores de nosso próprio destino.

O tempo é um continuum, não uma divisão, e penetramos freqüentemente nos seus mistérios quando percebemos o verdadeiro significado dos sinais materiais para os processos espirituais. O tarô adivinhatório é apenas uma aplicação particular desses princípios às preocupações da vida diária.


Consulte grátis
Mapa Astral   Tarot   horoscopo

Leia Também

O mistério da vida nas cartas do Tarô - Parte 2

O mistério da vida nas cartas do Tarô - Parte 4



Gostou?   Sim   Não  
starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 5


Sobre o autor
elisa
Elisabeth Cavalcante é Taróloga, Astróloga, Consultora de I Ching e Terapeuta Floral.
Atende em São Paulo e para agendar uma consulta, envie um email.
Conheça o I-Ching
Email: [email protected]
Visite o Site do Autor


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...

As opiniões expressas no artigo são de responsabilidade do autor. O Site não se responsabiliza por quaisquer prestações de serviços de terceiros.


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa