Menu

Auto-estima

Auto-estima
Publicado dia 11/26/2004 12:53:25 PM em Espiritualidade

Compartilhe

Facebook   E-mail   Whatsapp

A vida nos cobra, o tempo todo, a necessidade de desenvolver nossa auto-estima e nossa auto-confiança. Afinal, dizem alguns, a realidade deste mundo não é para fracos ou medrosos. Estes, engrossarão o time dos fracassados e perdedores.

Mas essa não é uma tarefa fácil. Se não tivemos uma história de vida em que nossos talentos e qualidades tenham sido estimulados desde muito cedo, torna-se difícil na idade adulta, assumirmos uma postura segura diante do mundo.

Além disso, surge freqüentemente a questão: como desenvolver a auto-confiança sem nos deixarmos contaminar pela arrogância e o orgulho? Esta tarefa só pode ser empreendida por quem jamais perde de vista sua origem espiritual e o desafio constante que é para nós, espíritos encarnados, desenvolver o amor por si próprio, mantendo sob controle as atitudes impostas pelo ego.

O mestre indiano, (Paramahansa Yogananda foi o primeiro grande mestre da Índia a viver no Ocidente por um longo período (mais de trinta anos). Ele foi o último de uma sucessão de três grandes mestres indianos (Mahavatar Babaji, Lahiri Mahasaya e Swami Sri Yukteswar), tendo a missão de trazer para o Ocidente a redentora mensagem e técnica de kriya yoga através da Self-Realization Fellowship. Excepcional autodidata, explica com clareza em seu livro, "Autobiografia de Um Iogue", as leis sutis, mas definidas, pelas quais os verdadeiros iogues realizam milagres e atingem o autodomínio. ) Paramahansa Yogananda(*), abordou em seus escritos e nas diversas palestras que realizou ao redor do mundo, a questão da auto-estima.
Vejamos o que ele nos diz sobre o tema:

“Um complexo de inferioridade é tão mau quanto um complexo de superioridade, porque se você se sente inferior, então não pode manifestar aquilo que em você é verdadeiramente superior.

Então lembre-se: inerentemente você é uma criança de Deus, então é errado e doloroso pensar que você é inferior; e pensar egoistamente que você é superior é comportar-se de forma inferior.

Quando você traz à tona seu próprio ego, oculta Deus em seu interior. Então evite tanto o complexo de superioridade como o de inferioridade; ambos retardam o progresso da alma. Você deve sentir que Deus está com você, sempre lhe guiando, e que Deus é seu maior amor e seu maior superior.

Quando você é um com Ele, considera-se um servo de todos; dessa forma não pode pensar-se como superior. E porque Ele está com você, não seria verdadeiro ao Deus em você pensar-se inferior.

O que você é, é muito maior que qualquer coisa ou qualquer pessoa que você jamais tenha desejado. Deus está manifesto em você de uma maneira que não está manifesta em nenhum outro ser humano. Sua face não é como a de ninguém mais, sua alma não é como a de ninguém mais, você se basta a si mesmo; pois no interior de sua alma está o maior tesouro de todos - Deus.

Se sua consciência lhe diz todo o tempo que você está fazendo algo errado ou
se comportando mal, como pode esperar conviver bem consigo? E quando você encontrar os outros verá que eles não estendem sua confiança ou boa vontade a você, porque uma pessoa que vai contra a sua consciência, suspeita de si mesma, e isso se reflete em seu caráter. A consciência do homem fala com ele todo o tempo, e está constantemente aguilhoando-o para que mude e se comporte
corretamente.

A única maneira de manter a afeição ou respeito de outra pessoa é aplicar a lei do amor e merecer esse reconhecimento por automelhoramento. O amor e suas contrapartes jamais podem ser adquiridos ou preservados por exigências, por mendicâncias ou por chantagens...

O verdadeiro amor não pode ser comprado. Para receber amor, é necessário dá-lo livremente, sem qualquer condição... A realização está em melhorar-se constantemente de forma que, ao invés de você procurar os outros, os outros é que te procurem. Dê amor e amizade sem esperar ou exigir qualquer coisa em
retorno. A expectativa fará de você uma vítima da miséria. Mesmo enquanto estiver lutando para melhorar-se, aprenda a se agüentar sozinho, seguro em suas próprias virtudes e auto-valia.

Não importa quais são suas dificuldades, se você não desistir, estará progredindo em seu esforço contra a correnteza. E esforçar-se é ganhar o favor de Deus... Por algumas encarnações você tem sido um ser humano, mas por toda a eternidade você tem sido uma criança de Deus.

Nunca pense em si mesmo como um pecador, porque o pecado e a ignorância são apenas pesadelos mortais. Somos como ouro na lama: quando a lama da ignorância é removida, o ouro brilhante da alma, feita à imagem de Deus, é visto no interior.

O Divino Espírito não é um tirano. Ele sabe que nos colocou num mundo de ilusão. Ele sabe que temos problemas; Ele conhece nossos esforços. O homem apenas aumenta a escuridão interior de sua ignorância espiritual quando pensa em si mesmo como um pecador.

O Senhor quer que escapemos desse mundo ilusório. ...Mas você tem apenas que se lembrar de que é Sua criança. Não tenha pena de si mesmo. Você é tão amado por Deus quanto Jesus e Krishna. Você deve buscar o amor Dele, pois engloba liberdade eterna, alegria sem fim e imortalidade.

O amor de Deus é tão oni-abrangente que, não importa quais os males que tenhamos feito, Ele nos perdoa. Se O amarmos de todo coração, Ele apaga nosso karma.

Ame-O, fale com Ele cada segundo de sua vida, na atividade ou no silêncio, com preces profundas, com o desejo incessante de seu coração; e você verá a tela da ilusão evanescer-se.

Não há amor mais doce que o amor que Ele dá àqueles que o buscam... Se você meditar profundamente, sentirá um amor tal sobre você que nenhuma língua humana pode descrever; então você conhecerá Seu amor divino, e será capaz de dar este amor puro aos outros... Quanto mais você meditar, buscando Deus com um desejo ardente, mais sentirá este amor em seu coração”.


por Elisabeth Cavalcante

Consulte grátis
Mapa Astral   Tarot   horoscopo



Gostou?   Sim   Não  
starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 2


Sobre o autor
elisa
Elisabeth Cavalcante é Taróloga, Astróloga, Consultora de I Ching e Terapeuta Floral.
Atende em São Paulo e para agendar uma consulta, envie um email.
Conheça o I-Ching
Email: [email protected]
Visite o Site do Autor



Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...

As opiniões expressas no artigo são de responsabilidade do autor. O Site não se responsabiliza por quaisquer prestações de serviços de terceiros.


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa