Home > Autoajuda
Stress e Terapia Floral, uma Parceria de Sucesso

Stress e Terapia Floral, uma Parceria de Sucesso

por Thais Delboni

A cada dia um maior número de pessoas conscientiza-se que conquistas sociais, financeiras e profissionais, embora muito positivas e bem vindas, não suprem totalmente os anseios da alma humana. É nesse momento que a busca por uma melhor qualidade de vida tem ocupado cada vez mais espaço no dia-a-dia das pessoas, pois começa-se a compreender a importância da felicidade na manutenção da saúde, produtividade e potencial criativo.

Considerado pela OMS como um dos grandes males desse final de século, o stress é um dos grandes responsáveis pela infelicidade, baixa produtividade e saúde precária, presentes na vida da maioria das pessoas.
Provocado pelas diversas reações orgânicas que são desencadeadas ao mesmo tempo ao nos sentirmos ameaçados real ou imaginariamente, o stress é necessário ao organismo, pois auxilia o desempenho das funções orgânicas e psíquicas (crescimento, criatividade, etc.).

Para poder enfrentar esses estados de tensão, o corpo faz com que as glândulas suprarenais produzam mais adrenalina, o fígado converta as reservas de gordura em açúcares (para produzir mais energia) e a irrigação sangüínea seja reduzida em alguns locais, para que coração, cérebro e músculos sejam melhor irrigados. Entretanto, se essas alterações acontecem repetidas vezes, com pequenos intervalos de tempo, ocorre o que podemos definir como stress negativo, responsável por sérios transtornos físicos e emocionais e sobre o qual trataremos nesse artigo.

Para facilitar a compreensão e solução desses conflitos emocionais e desequilíbrios físicos advindos dos estados de stress, a Terapia Floral tem papel fundamental, instrumentalizando o indivíduo para melhor se auto-conhecer e consequentemente sentir-se mais apto a modificar e curar sua vida em busca de qualidade e felicidade. Sintomas freqüentemente encontrados em indivíduos estressados, podem ser eliminados ou minimizados através do tratamento com Terapia Floral. Pode-se trabalhar a ansiedade utilizando, entre outras, as essências florais de Agrimony ou Filaree, conforme a característica da pessoa.

Desânimo e desmotivação podem ser tratados com Kapok Bush e California Wild Rose. Nasturtium e Hornbeam são indicados para os casos de cansaço mental. Cansaço físico, tensão muscular, dores nas costas e espasmos musculares reincidentes, podem ser auxiliados com o uso das essências florais de Olive, Lilac e Dandelion. Chaparral, White Chestnut e Impatiens são essências importantes no tratamento dos distúrbios do sono (insônia, sono excessivo ou sono agitado).

Para os casos de depressão, sentimento de solidão, desamparo e fragilidade, podemos utilizar Gentian, Gorse e Mariposa Lily. Falta de vitalidade, diminuição do desejo sexual e manifestação de disfunções sexuais são muito auxiliadas por Aloe Vera, Indian Paintbrush e Hibiscus. Impatiens e Grapefruit são indicados para irritabilidade e cefaléias freqüentes. Larch e Buttercup auxiliam nos casos de baixa auto-estima e auto-imagem negativa.

Dificuldades de concentração e em concatenar idéias contam com o auxílio das essências florais Shasta Daisy, Madia, Corn e Bush Fuchsia. Manzanita e Five Corners auxiliam nos casos de distúrbios alimentares. Echinacea é indicada quando ocorre diminuição na resistência imunológica do organismo. Oscilações da pressão arterial podem ser tratadas com Waratah, Sclerantus e Borage. Morning Glory auxilia quando há aumento no consumo de álcool, cigarros e drogas.

Fatores estressantes
Entre os agentes estressantes existem aqueles que podem afetar a saúde do nosso organismo independente da nossa vontade. São eles: variações extremas de temperatura, radiação, poluição ambiental e sonora, mudanças constantes no horário de trabalho, infecções, efeitos colaterais de medicamentos e deficiências nutricionais.
Estar atento ao próprio corpo e sentimentos leva a uma rápida solução de problemas evitando maiores transtornos. O stress geralmente é causado por uma somatória de fatores difíceis de serem administrados, podendo ser eles de caráter social, familiar, afetivo, pessoal e organizacional.

Fatores sociais, familiares e afetivos são aspectos aos quais somos submetidos e encontram-se relacionados à ordem política, econômica, financeira, de relacionamento e familiar, tais como guerras ou conflitos sociais, trânsito caótico, deficiência dos meios de transporte, falta de segurança nas cidades, custo de vida, desemprego, doenças prolongadas na família, problemas de relacionamento, problemas familiares, separações afetivas, dificuldades financeiras, etc...

Entre os fatores organizacionais estressantes, encontram-se a administração inadequada, chefias mal preparadas, indefinição quanto ao futuro da empresa, metas impossíveis, objetivos não claros por parte da empresa, comunicação deficiente, condições ambientais de trabalho inadequadas, órgão de recursos humanos ausente ou controlador, falta de treinamento adequado, deficiência de material de trabalho, etc.. Larkspur, Quaking Grass, Boronia, Indian Pink, Crowea e Nasturtium são alguns exemplos de essências florais, que auxiliam àqueles que tem esse tipo de vivência em seus ambientes de trabalho.

As organizações modernas, que compreendem a importância do seu papel social, mantém-se constantemente ocupadas com projetos que procuram melhorar as condições de vida de seus colaboradores, tornando as pessoas mais felizes e produtivas. Muitas dessas empresas já fazem uso da Terapia Floral com bastante sucesso.
Dificuldades emocionais que impedem a ação em determinadas situações são consideradas fatores pessoais e uma das principais causas de stress.
Seguem-se alguns exemplos:

Autoritarismo: pessoas autoritárias costumam ser muito rígidas, física e mentalmente, apresentando tensão muscular sentida principalmente no tórax, ombros e pescoço. A necessidade de controlar a tudo e a todos, indica uma grande insegurança e freqüentemente estabelece relações onde o poder é exercido através do medo. Costumam impor suas verdades e seus valores, o que evidencia o medo de mudar em função do aprendizado com os outros. Para facilitar a profunda compreensão desses processos, são indicadas as essências florais de Vine, Cherry Plum, Bauhnia, Mimulus, Rock Water, Dandelion e Buttercup.

Culpa: conscientizar-se dos próprios erros, exige maturidade e coragem para modificar-se, para aprender, não para nos escravizarmos a eles. O sentimento de culpa nada tem de construtivo, servindo apenas para manter as pessoas dóceis, acomodadas e controláveis. Resolver as culpas é voltar a caminhar trazendo na bagagem a experiência aprendida. É importante ser capaz de perdoar-se, para melhor compreender a importância desta atitude para com os outros. As essências florais que facilitam esse aprendizado são Pine, Borage e Sturt Desert Rose.

Medo de errar: buscar a perfeição gera indivíduos com extremo medo de errar, que não perdoam e não aceitam as próprias falhas, tampouco a dos outros. Tal atitude acaba levando corpo e mente a estados de extrema tensão. Rock Water, Beech e Larch são essências florais que irão favorecer o entendimento da importância da moderação e autoconfiança.

Medo de falar o que pensa: a expressão das próprias idéias, valores e crenças é vital para esclarecer dúvidas, elaborar conceitos e colaborar para a evolução do mundo. As essências florais de Trumpet Vine, Snapdragon e Pink Monkeyflower facilitam essa atitude.

Medo de perder: a perda de pessoas próximas ou as pequenas mortes vivenciadas nas perdas diárias, muitas ve-zes evocam sentimentos mal resolvidos que levam a desequilíbrios físicos e emocionais. As perdas encontram-se relacionadas a mudanças. Mudar algo em nossas vidas significa deixar as coisas velhas para poder abraçar novas. Para facilitar esses momentos, utilizam-se as essências florais de Bottlebrush, Star Thistle e Walnut.

Medo de ser diferente: a autenticidade, clareza de pensamentos e idéias próprias é a base para a estruturação do nosso ego. Limitar-se na forma de expressão é viver uma das condições mais críticas para o ser humano. Acreditar na possibilidade de algo diferente e respeitar as idéias que se apresentam, por mais estranhas que possam nos parecer a princípio, é fundamental para a evolução da humanidade. Para colaborar nesse processo podemos utilizar as essências florais de Iris, Illawara Flame Tree, Turkey Bush, Centaury e Sunflower.

Raiva contida: a raiva é uma poderosa energia que quando não utilizada ou expressa, pode minar a mente e o corpo abrindo espaço para diversas doenças. É importante tomar consciência da sua presença, encontrando uma maneira de expressa-la. As essências florais de Holly, Montain Devil e Chamomile irão ajudá-lo nesse processo.

Encontrando seu Caminho

Para manter uma situação de bem estar físico e mental é necessário cuidar-se, trabalhando consigo mesmo de forma agradável e respeitando suas particularidades. Além da Terapia Floral, o tratamento e a prevenção do stress podem ser eficazmente trabalhados através das medicinas ortobiomolecular, homeopática e antroposófica, psicoterapia, acupuntura, fitoterapia, iridologia, nutrição, yoga, dança, canto, esportes em geral, massagens, etc. Escolha o caminho que mais lhe agradar, pois todos buscam a harmonia do corpo e da alma, sendo complementares uns aos outros.
Lembre-se que todas as indicações aqui sugeridas dependem de cada caso, da personalidade de cada pessoa e do profundo conhecimento das essências florais. Nada melhor e mais aconselhável que a orientação de um terapeuta capacitado para auxiliá-lo nesse processo.

O stress pode parecer o "vilão" da sua vida, mas na verdade você é o maior responsável pela situação em que se encontra. Cuide-se. Respeite-se como SER HUMANO. Suas atitudes para consigo mesmo, refletirão na forma como os outros irão tratá-lo, portanto trate-se bem, buscando sempre uma melhor qualidade de vida para você e seus familiares. Sucesso!

TESTE AGORA O SEU NÍVEL DE STRESS

Consulte grátis
Mapa Astral   Tarot   Numerologia  
 
Compartilhe
Facebook   E-mail   Whatsapp


Obrigado por votar
Gostou deste Artigo?   Sim   Não   
Avaliação: 5 | Votos: 2
Atualizado em 04/07/2000 11:39:21

Thais Delboni é Psicóloga, trabalha há 16 anos com Crescimento Pessoal e Organizacional,
atuando como consultora, psicoterapeuta, professora, terapeuta floral e escritora.
Clique aqui e faça o interativo de florais.

Email: thaisdelboni@netcabo.pt
Visite o Site do Autor

Veja também
Catorze toques conscienciais
A Química do Sofrimento da Alma
O ressentimento é um veneno
Mercúrio Retrógrado em Escorpião
Transtorno bipolar
Você é a própria Graça


Deixe sua opinião sobre este artigo


© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.
As opiniões expressas neste artigo são da responsabilidade do autor. O Stum não se responsabiliza por quaisquer prestações de serviços de terceiros, conforme termo do Site.


Energias para Hoje
terça-feira, 12 de novembro de 2019

energia
I-Ching: 22 – PI – BELEZA
Dia favorável para relaxar e contemplar o belo. A beleza estética do mundo proporciona harmonia e alegra a vida.


energia
Runas: Hagalaz
Tranqüilize-se seus obstáculos são temporários.


12
Numerologia: Descontração
Dia propicio ao bom humor, ao lazer e a sociabilidade. Se tem que trabalhar, então ache um modo de fazê-lo de forma prazeirosa. Espalhe alegria à sua volta, a felicidade é contagiante e o sorriso abre portas.




Horóscopo

Áries   Touro   Gêmeos   Câncer
 
Leão   Vírgem   Libra   Escorpião
 
Sagitário   Capricórnio   Aquário   Peixes





 
© Copyright 2000 - 2019 Somos Todos UM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa