Menu

Desintoxicando-se para Rejuvenescer - Parte 1

por Conceição Trucom em Corpo e Mente
Atualizado em 14/10/2005 11:38:18


Este tema é instigante, principalmente para nós mulheres. Qual a mulher que não deseja ir contra a lei de que tudo se transforma, segurando o vigor de um corpo e pele de quando tínhamos 25-30 anos? Quando falo sobre o poder que a Alimentação Desintoxicante tem de rejuvenescer, de renovar, as pessoas rapidamente compreendem, apesar de no início parecer um mistério.

Não tem magia não, e este efeito de regeneração e revitalização celular pode começar a surtir efeito em apenas uma semana. O fato é que a partir do momento em que iniciamos um processo de limpeza e desintoxicação do corpo, todos os pontos de inflamação, inchaço e células cansadas começam a desaparecer. Assim, rugas, pele, cabelo e olhos sem brilho e marcas de expressão deixam de contar com os hábitos intoxicantes e destrutivos e passam a respirar novos ares, novos hábitos. Este é o segredo. Não tem magia.

As rugas acontecem porque mantemos nosso corpo inflamado pelas inúmeras impurezas que colocamos nele, via alimentação, como também pensamentos e sentimentos densos. Aliás, tudo que é denso sofre enorme influência da gravidade, como é o caso das rugas e da flacidez.
Seja interna ou externamente.

A primeira providência que devemos tomar para ativar o rejuvenescimento de todas as nossas células é alcalinizar o nosso sangue e demais líquidos corporais. Organismos ácidos como é o estado normal de pessoas que têm maus hábitos de vida e alimentação, apresentam um processo de oxidação e morte das células acelerado.
Para interromper este mecanismo de envelhecimento precoce o ideal é iniciar o dia com um suco desintoxicante que dê energia, hidrate, nutra a pele, cabelo e olhos, desintoxique, desinflame os tecidos e ainda alcalinize todos os líquidos corporais. Para sermos eternamente jovens é fundamental manter os líquidos corporais levemente alcalinos, sendo o limão o principal alimento para realizar tal façanha.
Para bloquear e desacelerar o envelhecimento das células, precisamos também de bastante antioxidantes que estão nos alimentos de cores intensas como as frutas e legumes laranja, amarelo e vermelho, assim como as folhas verde escuro. Nestes alimentos encontramos os bioflavonóides, os carotenóides, a vitamina C e a vitamina P, que favorecem na formação e manutenção de membranas flexíveis, porosas e saudáveis.

Nos alimentos integrais e nas sementes oleaginosas temos a vitamina E, um antioxidante poderoso. Para fortalecer e nutrir a massa magra como o sangue, os ossos, músculos, pele e membranas, precisamos de proteína, que são os ovos, a albumina de ovo, o tofu, a farinha integral de soja, o proteinato de soja e os queijos magros em geral.
Assim, vamos às receitas de 1 dia como exemplo desta proposta alimentar. Logicamente tais receitas não são para você passar o resto dos seus dias alimentando-se da mesma forma. O objetivo é lhes dar uma idéia, uma referência sobre a proposta de uma desintoxicação intensiva de 1 ou mais dias e a partir desta referência você ganhar entendimento, consciência, liberdade e autonomia.

Receitas de 1 dia desintoxicante:
Em jejum: 1 fatia de mamão formosa, 1 cenoura, suco de 1 limão, suco de 1 laranja lima, 1 colher de sobremesa (rasa) de sementes de gergelim. Bata tudo no liquidificador e sirva imediatamente.

Desjejum: espere uns 30 a 45 minutos e tome o seu desjejum que será 1 ovo mexido com gotas de azeite, tomate, salsa e cebola picados. Coloque sobre 1 ou 2 fatias de pão integral e acrescente folhas de alface. Nada de café. Tome um suco de laranja com limão.
Nos intervalos: chá digestivo e desintoxicante feito com 1 xícara de folhas e talos de hortelã, 1 colher de sopa de erva doce e 1 limão inteiro em 2 litros de água.
Almoço: preparar um filé de peixe grelhado com arroz integral e muita salada verde temperada com gotas de azeite e limão. Opcional 3-6 azeitonas. Para quem é vegetariano experimente um picadinho de carne de soja com legumes ou uma torta de ricota ou tofu.
Meio da tarde: umas 2 horas após o almoço preparar um suco desintoxicante com 1 xícara de morango orgânico, 1 inhame cru e 1 xícara de broto de soja ou alfafa. Bater tudo no liquidificador e servir imediatamente.

Lanche: às 5-6 horas da tarde preparar 1 fatia de pão integral com muito patê de tofu ou ricota e um copo de suco de 1 maçã com 1 limão e folhas de hortelã.
No jantar preparar uma sopa de creme de cenoura. Acrescentar 1 colher de sopa de farelo de aveia ou aveia integral, adicionar gotas de limão e missô, que é um fermentado da soja riquíssimo em proteína e enzimas.
Vocês perceberam que o limão está em todas? Mas peço o devido respeito de vocês buscarem entender porque o limão é um alimento tão sagrado e saudável. Para tanto sugiro a leitura na íntegra do meu livro “O poder de cura do Limão”, um verdadeiro guia de medicina caseira, que não deve faltar em todos os lares.

Óleo de massagem facial – Doril nas rugas:
4 colheres de sopa de óleo de linhaça prensado a frio (antiinflamatório) – 12 gotas de Óleo Essencial (OE) de lavanda (regenerador celular) e 3 gotas de OE de limão (desintoxicante). Misturar todos os ingredientes e colocar num frasco opaco. Aplicar no rosto e pescoço com massagens suaves e delicadas, para aumentar a circulação, portanto ativar a desintoxicação e inflamação. Deixar permanecer sobre a pele. Ideal fazer isso pela manhã após o banho e à noite antes de deitar. Este óleo pode ser usado para tratar problemas de câncer de pele, manchas vermelhas, feridas, rachaduras e etc.

Seguindo o tema do rejuvenescimento, não tem nada mais rejuvenescedor que a paz interna não é mesmo? Portanto a super dica é sobre as turmas de meditação do coração que estão acontecendo todas as terças ou quintas às 19 horas aqui em São Paulo - SP. Esta é uma meditação dinâmica que além de mobilizar as energias paradas e bloqueadas, traz centramento no coração, relaxamento e paz. Gostosa de praticar, é uma mistura de dança, ação no coração, relaxamento e expansão da auto-estima. Você precisa se dar este presente. Aliás, para quem precisa desenferrujar o mental e emocional esta É A MEDITAÇÃO! Informações na Floramater 11 55496639 (Vila Mariana, às quintas) e no Espaço Thiowa 11 30815939 (Jardins, às terças) - Ambos perto do metrô e avenidas de fácil acesso.


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

Gostou?   Sim   Não  
starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 1


trucom
Conceição Trucom é química, cientista e escritora sobre Alimentação Baseada em Plantas, considerada como Alimentação do Futuro: vitalizante e regenerativa.
Portal: www.docelimao.com.br
Visite o Site do Autor

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Corpo e Mente clicando aqui.

Deixe seus comentários:



Veja também

As opiniões expressas no artigo são de responsabilidade do autor. O Site não se responsabiliza por quaisquer prestações de serviços de terceiros.


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa