Menu

Mestre Lanto - Parte 2

por Elisabeth Cavalcante em Espiritualidade
Atualizado em 22/09/2003 12:03:39


Esta semana, prosseguiremos com a segunda parte da maravilhosa mensagem que nos foi enviada pelo Mestre Lanto:

“Os planos e dimensões superiores não são campos energéticos em que a mente tem de subir como se fossem degraus. Quando a mente está em unidade com a força da vida que pulsa em todo o ser, no coração, no santuário cardíaco, na alma, é que ela alcança outros níveis de consciência.

Portanto, trata-se de uma volta para dentro e não de uma subida em que a mente tem de se esforçar para chegar a algum lugar. A mente não precisa subir a lugar algum, mas sim concentrar-se no seu centro de ação que é a sua alma, que é o seu coração.

Deste modo, não se trata de um caminho para fora, que é cansativo e que leva ao desgaste, ao esforço, mas sim de um caminho para dentro. O caminho para dentro é natural e leva o ser humano a estar à vontade. Por isso, a busca espiritual está centrada no sentir, é direcionada pelo sentimento. E é o sentimento verdadeiro que leva cada um a crescer na sua busca espiritual.

Resumindo: o caminho espiritual é um mergulho para dentro. E para isto é necessário, em primeiro lugar, que a busca seja verdadeira, porque só esta sintoniza a força da verdade que está na alma e no espírito. Em segundo lugar é preciso que haja um desapego dos compromissos e dos pensamentos, ou seja, é preciso estar solto como uma criança que se permite ocupar o espaço à sua volta, sem censura e sem medo. Esta é uma ação natural que só se realiza quando há uma disponibilidade interna para isto.

Precisais registrar esses momentos que, provavelmente, já aconteceram muitas vezes na vossa vida, quando vos sentistes autênticos, naturais e verdadeiros, para que esta ação de vos sintonizar à vossa verdade seja feita pelo caminho mais curto, e não pelo caminho mais difícil.

Para a vossa personalidade a verdade tem um cunho muito diferente; ela tem um peso muito grande como, por exemplo, a revelação do que é errado, das culpas, das responsabilidades, dos desacertos, daquilo que não deu certo, dos enganos, etc. Então, para a personalidade a verdade não é algo confortável.

Em razão disto, o ser humano sempre se assusta quando é chamado à verdade, porque a educação lhe impôs uma noção da verdade como um impacto assustador, como um castigo, uma punição, quanto ao fato de se revelar e se manifestar. E quando se fala do jogo da verdade, da prova da verdade ou do momento da verdade, a personalidade não se sente à vontade. É preciso prestar atenção a esta noção errônea da verdade porque gera um grande obstáculo no caminho em direção ao vosso ser real, à vossa alma e espírito. A vossa personalidade está sempre à espera de que a verdade vos atropele, vos massacre, e isto não é real.

A verdade que está dentro de vós é libertadora e transformadora, é aquela que revela a vossa natureza real e o que sois em essência; é aquela que vos dá forças para que tenhais a possibilidade de expressar a vossa natureza interna, sem medos e sem ansiedades.
É grande a diferença entre a verdade que a personalidade concebe, porque aprendeu assim, e a verdade que está na vossa alma e no vosso espírito.

A verdade é uma construção energética tão forte que está sempre movimentando os vossos sentimentos para uma expansão, para o avanço e a continuidade da vida. A verdade está sempre vos impulsionando para adiante e para dentro, cada vez mais profundamente, de modo que todas as distorções da personalidade - seus medos e ansiedades, suas energias densas e pesadas - sejam transformadas e diluídas.

Esta verdade é leve, é pura, porque é o resultado das forças que se movimentam na alma e no espírito, e que estão sempre em expansão. A verdade é leve e sempre renovada. Ela movimenta a vida e dinamiza as células, as forças e as polaridades internas no ser humano e em todas as coisas; ela dinamiza a verdadeira face de cada ser para se revelar no seu coração, na sua consciência e na sua mente.
Então, a vida espiritual dentro do ser humano está sempre se movimentando, ele pode não estar consciente disto, porque a verdade se expande em vários níveis.

Mesmo assim, ela está sempre se manifestando, consolidando as certezas e as verdadeiras ações. Ela está presente nas decisões mais importantes da vida. Podeis prestar atenção nisto. Nos momentos decisivos da vossa vida a força desta verdade está sempre presente, manifestando-se através da vossa alma e do espírito. E em todas as decisões na vossa vida tivestes a oportunidade de escolher, de decidir de acordo com os princípios que estão na alma e no espírito.

E isto ninguém pode negar, porque a força da verdade internas nas grandes decisões da vida é muito intensa; é elaborada nos momentos anteriores à decisão e é muito forte nos momentos culminantes. A presença da verdade faz com que as decisões se tornem marcantes, porque envolve todo o vosso ser. Naquele momento, decisivo, uma pessoa pode dar um passo que leve adiante a sua evolução e acrescente novas elementos à sua vida, ou pode tomar uma decisão que a conduza ao retrocesso.As forças da alma e do espírito são muito intensas, por isto, esses momentos são marcantes, jamais são esquecidos. O mesmo se dá em relação aos vossos posicionamentos internos na vida, um sim ou um não, naqueles momentos em que isto pode mudar todo o trajeto da vossa alma. Podeis refletir sobre isto. Em todos os momentos em que tivestes que vos posicionar internamente, a força da verdade esteve vibrando intensamente.

Naquele instante, mais um tijolo poderia compor a construção da vossa obra interna, dependendo do posicionamento interno assumido. A verdade que se encontra na vossa alma e no vosso espírito é uma força que precisa ser reconhecida.
É importante pensardes no conceito que a vossa personalidade tem sobre a verdade. Se esse conceito tem o peso de uma revelação não muito agradável, ela continuará se mantendo na retaguarda nos momentos em que tiver de se posicionar perante a alma. O ritmo no caminho espiritual é interno e não externo, precisais estar atentos a isto. A essência da vossa busca está na sintonia com a vossa natureza interna, com os vossos meios naturais de vos unificar com a vida da alma e do espírito.

Pelo fato das religiões terem imposto tantos padrões, a personalidade fragmenta tudo; então ela quer cronometrar o seu encontro com a alma e enquadrá-lo, mas este encontro precisa ser natural, deve fluir naturalmente.
A vida da alma e do espírito está presente em vós em todos os instantes, independentemente se a sintonizais ou não. As instituições humanas tentaram moldar o ser humano para que ele dividisse a vida entre vida material e vida espiritual. Daí ele começou a fragmentar tudo e determinou 99% para a sua vida material e 1% para a sua vida espiritual. E o pior é que nesse 1% ele escolhe o período de 60 minutos para se dedicar à sua alma, e quer que nesse momento tudo aconteça: quer ver e sentir todo o seu universo interno, contatar, receber, comungar, isto é, ele quer tudo em um curto período.

Não é este o posicionamento do verdadeiro buscador; quem busca está sempre atento, aqui, lá fora, no ônibus, no metrô, no carro, em casa, no trabalho, de dia e de noite, porque sua busca é algo independente dos modelos da personalidade e dos padrões que lhe foram impostos. A sua busca é diária e em todas as horas; apenas há momentos em que esta sintonia é maior porque há mais disponibilidade para uma comunhão interna, e é esta que fortalece e expande a verdadeira busca.
A comunhão interna não se dá por uma imposição de força à personalidade, mas sim pela consciência da busca e do que se busca".

Conclusão na próxima semana

*Mensagem canalizada por Lourdes Rosa, na Escola de Sabedoria Universal da Síntese, em São Paulo.


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

Gostou?   Sim   Não  
starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 1


elisa
Elisabeth Cavalcante é Taróloga, Astróloga, Consultora de I Ching e Terapeuta Floral.
Atende em São Paulo e para agendar uma consulta, envie um email.
Conheça o I-Ching
Visite o Site do Autor

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Espiritualidade clicando aqui.

Deixe seus comentários:



Veja também

As opiniões expressas no artigo são de responsabilidade do autor. O Site não se responsabiliza por quaisquer prestações de serviços de terceiros.


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa