Menu

O arquétipo de Vênus

por Elisabeth Cavalcante em Espiritualidade
Atualizado em 13/01/2003 11:28:34


Vênus, o planeta do amor, da harmonia e da beleza, será o planeta regente deste ano, e estará matizando a energia predominante durante os próximos doze meses. Embora outros aspectos planetários indiquem a ocorrência de muitos conflitos e turbulências no plano mundial, a energia venusiana trará o impulso para a busca do entendimento e da harmonia.

É importante que aproveitemos essa influência para refletir acerca da maneira como temos vivenciado a energia amorosa ao longo de nossa vida.
O “arquétipo” de Vênus representa o impulso do homem de se relacionar com outro ser humano. Existe um enigma que envolve a atração, visto que o gosto individual é definido por fatores dificilmente explicáveis pela razão.

Vênus na carta natal revela as influências na vida física e emocional que possuem um “poder de atração” inerente e define o que exatamente nos seduz. Vênus é a força feminina que atrai as coisas para si sem muito esforço. Todos nos sentimos atraídos por vários tipos de seres humanos, e quando sentimos essa força nos puxando, estamos confirmando o arquétipo.

A energia arquetípica é única, mas assume diferentes expressões dependendo do signo em que se encontra Vênus no horóscopo de nascimento. É essa colocação que define aquilo pelo que a pessoa se sente normalmente atraída, a motivação na arena do amor físico e do galanteio, a amizade, a cooperação e, talvez, o tipo de pessoa com quem ela pensaria em se casar.

Mas a oitava superior de Vênus se refere ao amor num plano mais elevado, que se estende ao planeta Terra e a todas as formas de vida nele existentes, bem como a todos os outros seres humanos, aos quais nos ligamos por nossa origem única, como filhos de Deus.

Além de buscar a realização individual no amor, conscientizando-nos dos medos e dos bloqueios emocionais que nos impedem de expressar nossa energia amorosa em toda a sua plenitude, devemos igualmente despertar a consciência de nossa unicidade com os demais seres humanos e de nossa responsabilidade individual na busca da paz, da harmonia e da criação da beleza no mundo.

O mestre indiano Osho, fala sobre o tema em uma de suas obras, cujo capítulo intitula-se “Faça do amor a sua própria qualidade”:
“...Em um clima de silêncio, não-mente, não-agitação interior, absoluta clareza, paz e silêncio, subitamente você verá que milhares de flores se abriram em seu interior. E a sua fragrância é o amor.

Naturalmente, em primeiro lugar, você amará a si próprio, porque este será o seu primeiro encontro... Então, amar será sua própria natureza. Então, você amará muitos, então você amará todos.

....O amor não deve tornar-se um relacionamento, não deve estreitar-se, mas expandir-se. O amor deve tornar-se sua própria qualidade, seu próprio caráter, seu próprio ser, seu esplendor. Assim, você não amará apenas seres humanos, você amará árvores, pássaros, você simplesmente amará, você será amor”.


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

Gostou?   Sim   Não  
starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 3


elisa
Elisabeth Cavalcante é Taróloga, Astróloga, Consultora de I Ching e Terapeuta Floral.
Atende em São Paulo e para agendar uma consulta, envie um email.
Conheça o I-Ching
Visite o Site do Autor

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Espiritualidade clicando aqui.

Deixe seus comentários:



Veja também

As opiniões expressas no artigo são de responsabilidade do autor. O Site não se responsabiliza por quaisquer prestações de serviços de terceiros.


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa