Menu

Potenciais e Desafios apontados pelos Aspectos Planetários

por Elisabeth Cavalcante em Espiritualidade
Atualizado em 01/12/2003 11:14:22


A vida é cheia de dificuldades e problemas, que constituem uma profunda experiência de aprendizagem para a alma. Ela exige que nos defrontemos com todo tipo de experiência necessária para que possamos desenvolver nossa consciência e nos tornemos mais completos como seres humanos: a luz e a treva, o bom e o mau, o fácil e o difícil.
As experiências particularmente difíceis e traumáticas são aquelas que, muitas vezes, nos permitem ter uma compreensão aprofundada que ilumina nossa vida e propicia um rápido desenvolvimento no futuro.

Ao analisarmos em nossa carta astrológica natal os aspectos desarmoniosos ou desafiadores (quadratura, oposição, quincuncios e algumas conjunções, dependendo dos planetas envolvidos) que se formam entre os planetas, é possível identificarmos as áreas de vida em que podemos aprender lições fundamentais, que favorecerão o nosso desenvolvimento.

Conhecer estes desafios é importante para que sejamos realistas a respeito de nós próprios e da nossa visão da vida. O mapa não determina a atitude de cada um para com o carma que pode conscientemente construir ou cultivar. Essa atitude interior não pode ser determinada pelo horóscopo de nascimento, visto que ele mostra, antes de tudo, a energia potencial que a pessoa possui, mas não a manifestação específica dessa energia como um fato predeterminado.

Algumas pessoas encaram problemas e dificuldades sem esforço, aceitando-os como uma parte indissociável da vida. Elas se apóiam num otimismo e numa fé interior que as fazem ver os aspectos difíceis de sua carta natal como testes para seu caráter, sua força e seu conhecimento.

As mais receosas precisam compreender, não só intelectualmente, mas espiritualmente, que os desafios, dificuldades, problemas, são necessários para o nosso equilíbrio e devem ser saudados como oportunidades para aprendermos aquilo que precisamos saber, por mais estranha que esta idéia lhes pareça, a princípio.

Como Jung escreveu: “O medo do destino é um fenômeno muito compreensível, devido aos incalculáveis, desmedidos e desconhecidos perigos que encerra. A perpétua hesitação do neurótico em assumir a vida explica-se facilmente pelo seu desejo de ficar de fora, de não se envolver na perigosa luta pela existência. Mas quem quer que se recuse a experimentar a vida sufoca o seu desejo de viver – por outras palavras, comete um suicídio parcial”.

Quando uma pessoa enfrenta de forma eficaz os desafios indicados em sua carta natal, também obtém uma maior sensação de satisfação do que se tivesse usado apenas as energias harmônicas. Recear o desafio restringe a energia disponível para resolver qualquer problema existente.

Mas, assim como podemos identificar no mapa astrológico nossos maiores desafios, também é possível encontrar ali, nos aspectos harmoniosos (trígono, sextil e algumas conjunções, dependendo dos planetas envolvidos) nossos grandes potenciais, os talentos que trazemos para esta existência e as oportunidades que nos serão oferecidas de os utilizarmos para nosso crescimento e superação.

Sempre que analiso uma mapa astrológico, detenho-me com atenção nas potencialidades implícitas nas crises da vida de meus clientes, muitas vezes determinadas pelos aspectos desafiadores. Mas jamais deixo de enfatizar os talentos e capacidades espontâneos, e as formas de compreensão e expansão que são apontadas pelos aspectos harmônicos encontrados em sua carta natal.

A consciência destes dois aspectos, as limitações e os poderes natos que trazemos para esta vida, ao invés de desencorajarmos, deve ser bem-vinda, pois é uma indicação de maior autoconhecimento e de um considerável progresso no desenvolvimento de nossa mente.

O empenho no autoconhecimento e no autodesenvolvimento não só traz em si a promessa de ajudar a pessoa a tornar-se uma alma mais completa, feliz e iluminada no futuro, como também permite que ela comece a aliviar muito do sofrimento presente, uma vez que a confusão e o desencorajamento iniciais são vencidos.


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

Gostou?   Sim   Não  
starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 1


elisa
Elisabeth Cavalcante é Taróloga, Astróloga, Consultora de I Ching e Terapeuta Floral.
Atende em São Paulo e para agendar uma consulta, envie um email.
Conheça o I-Ching
Visite o Site do Autor

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Espiritualidade clicando aqui.

Deixe seus comentários:



Veja também

As opiniões expressas no artigo são de responsabilidade do autor. O Site não se responsabiliza por quaisquer prestações de serviços de terceiros.


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa