auravide auravide

A consciência pode ser "possuída" por forças do Inconsciente


Qualquer racionalidade, ponderação, julgamento, capacidade de escolha, responsabilidade ou maturidade se esvai e se escoa pelo rio das forças inconscientes e instintivas. Não existe nada mais ameaçador para o EGO - que levou milênios para conquistar sua relativa autonomia - do que se ver possuído, novamente, pelas forças do Inconsciente. Quando instintos tão próximos à necessidade de sobrevivência estão envolvidos (fome: sobrevivência individual; sexo: sobrevivência da espécie) há uma prevalência do Inconsciente e toda a racionalidade pode sofrer um momentâneo rebaixamento.
Há uma sutil diferença entre estar envolvido em um relacionamento e ter um relaci-onamento que o envolve completamente.
Na primeira situação a consciência individual mantém algum "espaço de manobra" e poder de decisão sobre si mesma.
No segundo caso a consciência individual pode ser momentaneamente perdida no ato de relacionar-se em função da intensidade do envolvimento amoroso.


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

Gostou?   Sim   Não  
starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 1


luis
Luís Vasconcellos é Psicólogo e atende
em seu consultório em São Paulo.




Veja também

As opiniões expressas no artigo são de responsabilidade do autor. O Site não se responsabiliza por quaisquer prestações de serviços de terceiros.


 

Voltar ao Topo

Siga-nos


Somos Todos UM no Smartphone
Google Play


© Copyright 2000-2021 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa