Menu

A linha tênue entre o egoísmo e o amor-próprio

Atualizado dia 8/4/2016 10:45:42 AM em Autoconhecimento
por Suellen Barone


Facebook   E-mail   Whatsapp

Há uma linha muito tênue que difere egoísmo de amor-próprio. Uma pessoa egoísta é aquela que acredita que seus interesses são os mais importantes, pensa que só a sua opinião é válida e que as suas necessidades devem ser atendidas, muitas vezes, em detrimento das necessidades dos demais.

Pessoas com essa característica colocam os seus interesses acima de tudo e de todos e, geralmente, acreditam que o mundo gira ao seu redor. Têm dificuldade de partilhar e pensar no coletivo e também costumam explorar o outro em benefício próprio.

A confusão entre os conceitos surge porque, em muitas situações, justamente por nos amarmos, priorizamos o nosso bem-estar. No entanto, muitas pessoas não enxergam isso como autopreservação, mas sim como um ato maldoso de egoísmo. O que não é verdade.

O ato egoísta surge de uma intenção egoísta e o amor-próprio tem muito mais a ver com o autorrespeito.

Amor-próprio não significa desconsiderar o outro ou só pensar em você. Contudo, se você tiver de escolher entre cuidar de você, atendendo às suas necessidades, ou atender às necessidades de outra pessoa, a atitude de escolher cuidar de você em primeiro lugar demonstra segurança e inteligência emocional. Afinal, quando nos deixamos para segundo plano, estamos negligenciando o nosso bem mais precioso, que é a nossa felicidade e bem-estar. E já diz o ditado: só pode cuidar do outro quem bem cuida de si mesmo. Então, nada mais natural e intuitivo do que cuidarmos de nós mesmos em primeiro lugar.

Eu acredito que antes de fazer o bem, eu preciso estar muito bem. E que para cuidar do outro eu devo cuidar de mim primeiro. Eu devo estar com a minha vida no lugar, para só depois ajudar.

Para mim, é muito importante manter a autoestima e o amor-próprio em níveis saudáveis. Sendo assim, eu procuro sempre respeitar as minhas necessidades e os meus valores. O que não quer dizer que eu acredite que eles sejam melhores que os dos outros. No entanto, também não acredito que as necessidades e valores dos outros sejam melhores do que os meus. E aí está um ponto muito importante.

Quando eu me cuido e me defendo de abusos, muitas vezes posso parecer egoísta. Mas isso acontece mais aos olhos das pessoas que não estão acostumadas a lidar com gente que se ama e se valoriza e, por não saberem como reagir, muitas vezes se assustam e até atacam.

Quando eu coloco a minha vida como minha prioridade, não necessariamente eu estou sendo egoísta.

Sendo redundante (na intenção de fixar esta ideia na cabeça de muita gente), se eu pudesse diferenciar esses dois conceitos em uma frase, eu diria que amor-próprio é quando você coloca os seus interesses na frente dos outros por respeito a você mesmo. É focar mais nos seus interesses do que nos dos outros como forma de manter o seu bem-estar e a sua saúde física e emocional. Sua intenção é estar bem com você mesmo. Já o egoísmo está mais relacionado com você pensar única e exclusivamente, em muitos contextos, apenas em você, com um detalhe importante: o outro não importa, não interessando o que pensa, sente e nem mesmo o mal que está causando a ele.

Gostou do que leu? Então, curta e compartilhe. Faça essa mensagem chegar a mais pessoas!

Você pode acompanhar mais sobre este assunto no Periscope ou no meu canal do youtube.

Se você tem interesse em aprender mais sobre as suas emoções, após muito estudo e muita pesquisei eu selecionei as 100 melhores dicas sobre Inteligência Emocional e Neurociências e as compilei no meu e-Book '100 Neurodicas para Inteligência Emocional' que você pode comprar com poucos cliques, acessando www.neurodicas.com .


Suellen Barone
Coach de Inteligência Emocional e Relacionamentos, especialista em Neurociências e jornalista
Facebook: Suellen Barone – Neurodicas
Periscope: Suellen Barone - Neurodicas
YouTube: Suellen Barone
Instagram: @Neurodicas


Texto revisado


Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 19


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

foto-autor
Conteúdo desenvolvido por: Suellen Barone   
Coach de inteligência emocional em relacionamentos, especialista em neurociências e jornalista.
E-mail: [email protected] | Mais artigos.

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa