Menu

Agradar Sempre?

Atualizado dia 2/14/2019 12:20:33 PM em Autoajuda
por Willes S. Geaquinto


Facebook   E-mail   Whatsapp

É comum encontrarmos pessoas que, devido a deficiências na formação da sua personalidade, acreditam que a melhor forma de viver ou conviver com os outros é agradando sempre. Desse modo, como se fossem programadas para nunca desagradar a ninguém, fazem do “agradar sempre” uma conduta compulsiva e radical com vistas a satisfazerem as suas necessidades de aceitação.

Esse tipo de comportamento por ser, na maioria das vezes, instintivo ou inconsciente, torna a pessoa presa fácil de jogos manipulativos que a desqualificam perante os outros, levando-a sentir-se frustrada e rejeitada; um caminho fácil para assumir o papel psicológico de vítima.

Algumas características são comuns às pessoas que seguem o do “agrade sempre”. Por exemplo, raramente possuem opinião própria ou expressam seus verdadeiros pensamentos; sempre concordam com as opiniões e conceitos alheios, mesmos que estes afetem sua dignidade ou contrariem seus próprios valores e sentimentos. Não saber dizer não também é outra de suas características, visto que temem ser rejeitadas e perder as migalhas afetivas que obtêm apenas porque anulam suas vontades sendo submissas.

Que modo mais estranho de viver, não é mesmo? Promover sua própria autoanulação diante daqueles que não a respeitam. E o curioso nesse comportamento é que alguns indivíduos confundem servilismo com humildade; escondem-se da vida sem perceber que os desconfortos e as injustiças que lhes acontecem, na maioria das vezes têm como causa essa falta de reatividade, essa pseudobondade que creem serem portadores. E o pior é que muitos, por ignorância e falta de autoestima, quando descobrem, depois de muito tempo, as manipulações a que foram submetidos passam a posar de coitadinhos, quando na verdade foram vítimas de si mesmos.

Então, para evitar esse tipo de postura e suas consequências nefastas, é recomendável desenvolver desde logo posturas afirmativas e autênticas; permitir-se desagradar seja lá quem for que esteja a desrespeitar sua integridade e seus valores; deixar bem claro que a intenção não é desagradar só por desagradar, que a finalidade é respeitar o que lhe é valoroso e essencial.

Deixar de “agradar sempre” é condição primeira para quem deseja resgatar seu autorrespeito e obter o respeito daqueles com quem convive, seja na família, no trabalho, em sociedade; enfim, em todo tempo e lugar.
Texto Revisado

Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 1


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

foto-autor
Conteúdo desenvolvido por: Willes S. Geaquinto   
Willes S. Geaquinto - Psicanalista,Psicoterapeuta, Consultor Motivacional. Trabalha com a Terapia do Renascimento promovendo o resgate da autoestima, o equilíbrio emocional e solução de transtornos, fobias,etc... Palestras e Cursos Motivacionais(relação de palestras no site). Contato: (35) 99917-6943 site: www.viverconsciente.com.b
E-mail: [email protected] | Mais artigos.

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Autoajuda clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa