Menu

Cromoterapia - Sua saúde através das cores

Atualizado dia 3/15/2016 3:12:58 PM em Autoconhecimento
por Eliana Gomes da Silva


Facebook   E-mail   Whatsapp

As cores possuem uma grande importância em nossas vidas, mas, em geral, nem nos damos conta disso. Simplesmente, não haveria vida no planeta Terra sem a energia (luz) que recebemos da nossa maior estrela – o Sol. Lidamos com as cores diariamente desde a escolha da roupa que iremos vestir até a expressão oral de sentimentos ou momentos.
Usamos, com freqüência, expressões tipo: “Estou roxo de frio!”; “Ele ficou verde de raiva!”; ou “Vamos almoçar, estou azul de fome!”
Isso sem mencionarmos que, no que diz respeito aos alimentos, quanto mais colorido for um prato, mais apetitoso ele nos parecerá, não é verdade?

A Cromoterapia é a aplicação das cores para obtenção e manutenção da saúde dos corpos físico, mental e emocional. É uma Terapia Complementar que pode ser aplicada direta no indivíduo através de lanternas especiais ou indiretamente, quando ministrada através de glóbulos e água solarizados ou, ainda, nos ambientes e vestuários.

O Uso das Cores na História da Humanidade
Vários registros na história da humanidade nos reportam ao uso das cores como forma de manutenção e obtenção de saúde por antigas civilizações. Como exemplo, cito a importância das cores para os Chineses, que a utilizam até hoje como parte do diagnóstico de doenças do corpo e da alma, sob a ótica da Medicina Tradicional Chinesa. Para os chineses, a cor da face, da língua e em pontos do pavilhão auricular revelam as condições da saúde de órgão, sistemas e das emoções de um paciente.

No Egito Antigo, câmaras especialmente foram projetadas de modo que a luz natural passasse por uma espécie de prisma e fosse desmembrada nas sete cores do arco-íris. Era dessa maneira que eram indicados os banhos de luz com um determinado espectro de cor visível.
Na sabedoria dos Atlantes, a utilização das cores com propósito de cura estava diretamente ligada aos cristais. Seus templos de cura possuíam cristais nos tetos, que exibiam todos os padrões de cores do espectro, cuja luz ao passar por eles proporcionava variados padrões de cores e vibrações.

O espectro visível
As cores que vemos formam o espectro visível de ondas eletromagnéticas existentes no Universo. Nosso olho, através da retina, percebe as sete cores do espectro visível, que correspondem às cores do arco-íris – vermelho, laranja, amarelo, verde, azul, índigo e violeta. Toda onda eletromagnética possui um comprimento e uma unidade de medida, que no caso é o Angströn(?). Dentre as ondas eletromagnéticas do espectro visível, a que possui menor comprimento é o violeta (4000?) e o maior, o vermelho (7000?). Quanto menor o comprimento da onda, menos energia (calor) ela emitirá, porém, maior será seu poder de penetração no corpo. Da mesma forma, quanto maior for o comprimento da onda, mais energia (calor) ela emitirá, porém mais superficialmente atuará no corpo.

Assim, o emprego das cores (luz) no tratamento e manutenção da saúde deve ser feito por terapeuta capacitado, já que o excesso de exposição a uma determinada cor pode trazer efeitos adversos ao organismo.

O que são cores?
A Cromoterapia, ao empregar as cores na recuperação e manutenção da saúde dos corpos físico, mental e emocional, deve levar em consideração a ação e função das mesmas. As cores, como ondas eletromagnéticas, atuam diretamente no corpo físico. Podem agir superficialmente ou atingir camadas mais profundas, dependendo do comprimento de onda aplicado e do tempo de exposição.
As cores também produzem efeitos psicológicos no paciente estimulando ou acalmando emoções. Por exemplo, numa pessoa depressiva e apática deve-se evitar cores como o azul e o índigo, que possuem capacidade de acalmar e relaxar e num caso de apatia e depressão, acentuaria essas características.

A Cromoterapia também pode ser aplicada indiretamente através dos ambientes, vestuários, objetos de decoração etc.. Neste caso, o processo terá a intenção de harmonizar, estimular ou sedar as pessoas que os utilizam. Como exemplo, imagine um escritório cujas paredes fossem vermelhas! Certamente, as pessoas que passassem boa parte de seu dia neste ambiente se mostrariam estressadas e irritadas, às vezes, sem motivos aparentes. O vermelho é uma cor altamente estimulante, por isso, deve ser usada com cautela, sobretudo, quando num processo de cura e manutenção da saúde em geral. Em contrapartida, um pouco de vermelho na decoração do quarto de um casal, seja em uma parede ou em objetos decorativos, servirá para estimular o desejo sexual entre os parceiros.

Texto revisado
Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 2


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

foto-autor
Conteúdo desenvolvido por: Eliana Gomes da Silva   
Terapeuta Holística Eliana Gomes CTC 201455.BRA Blog : http://curaastral.blogspot.com.br/ Site: http://curaastral.yolasite.com/
E-mail: [email protected] | Mais artigos.

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa