Menu

NÃO DEIXE A INSÔNIA TE PEGAR: CONHEÇA ALGUMAS DICAS

Atualizado dia 5/14/2008 2:34:15 PM em Autoconhecimento
por Carolina Staibano Alves


Facebook   E-mail   Whatsapp

A insônia é a incapacidade de iniciar ou de manter o sono por vários dias. Ela está presente em 20% dos adultos, acometendo em maior número as mulheres. As pessoas idosas costumam ter insônia, pois é comum a redução da necessidade de sono com a idade. Geralmente a pessoa deita para dormir já cansada e não consegue iniciar o sono, pois sua mente começa a criar diversas situações e diálogos internos que dificultam o relaxamento. Uma noite mal dormida compromete nossas atividades diárias, reduzindo nossa atenção e trazendo grande indisposição e cansaço.

A insônia pode ser classificada como transitória, de curta duração e de longa duração. A insônia transitória é muito comum, durando apenas algumas noites e se apresentando em casos de estresse, excitação, expectativa e tensão. A insônia de curta duração tem freqüência de até 3 semanas e geralmente é causada por estresse grave e persistente, doenças em entes queridos, luto, problemas financeiros. Já a insônia de longa duração ou crônica dura mais de 3 semanas. Pode ser relacionada ao estresse continuado, depressão, abuso de álcool ou drogas e hábitos inadequados para dormir, como falta de rotina para o sono, presente por exemplo em pilotos e comissários de vôo e excesso de café.

O sono é regulado por uma parte do cérebro chamada formação reticular. Quando sentimos sono é porque os neurônios dessa região mandam informações para as outras partes do cérebro reduzirem suas atividades. A melatonina, hormônio liberado pela glândula pineal, também influencia o ciclo do sono.

Para a Medicina Tradicional Chinesa a insônia ocorre quando a regulação de yin e yang em nosso corpo não está sendo realizada adequadamente e o yang se torna excessivo. Sabe-se que nosso rim é o principal responsável por essa regulação de yin e yang e que quando estamos mais estressados são as supra-renais que liberam a adrenalina, capaz de nos deixar em extremo estado de alerta.

Veja agora algumas dicas para combater a insônia:
- Evite a ingestão de álcool e o fumo durante a noite: além do álcool e do fumo fazerem mal à saúde, o sono pode demorar cada vez mais para chegar ou ser de má qualidade;
- Não ligue a televisão ou leia livros quando a insônia vier. Esses hábitos podem trazer maior demora para pegarmos no sono, pois podem distrair nossa mente se os acharmos interessantes;
- Ingira um pouco de leite morno ou chá de ervas como melissa, camomila e maracujá antes de dormir. Esses hábitos evitam que a pessoa durma de estômago vazio, o que prejudica o sono, e criam uma espécie de ritual que vai informar à nossa mente que está na hora de dormir.
- A prática de exercícios físicos pela manhã ou ao entardecer reduzem o estresse e acalmam a mente. Pelo contrário, se nos exercitarmos tarde da noite, podemos agravar o estado de insônia.
- A pouca luminosidade auxilia a pegar no sono mais rápido. Nos mamíferos, a glândula pineal recebe um ramo do nervo ótico, captando assim informações sobre a iluminação do ambiente. Quando a quantidade de luz é reduzida, a pineal produz mais melatonina, responsável por nossos ciclos de sono e reprodução.
- Utilizar uma lâmpada fraquinha azul ou verde em um abajur na hora de dormir auxilia a relaxar nosso sistema nervoso, nossa musculatura e a regular a circulação, antecipando o sono.
- Pingar no lado de baixo do travesseiro duas gotinhas de óleo essencial de lavanda auxilia a pegar no sono. Da mesma forma, podemos fazer um pedilúvio (lavagem dos pés) com água morna e pingar 4 gotas desse óleo.
- Meditação, receber massagem regularmente e a terapia floral têm se mostrado de grande auxílio para a redução da insônia e do estresse.

Texto revisado por Cris

Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 1


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

foto-autor
Conteúdo desenvolvido por: Carolina Staibano Alves   
Visite o Site do autor e leia mais artigos..   

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa