Menu

Você julga o outro constantemente?

Atualizado dia 4/17/2018 11:40:54 PM em Autoconhecimento
por AILZA GABRIELA ALMEIDA AMORIM


Facebook   E-mail   Whatsapp

 Veja as 5 dicas para você mudar esse hábito
Você já ouviu um ditado que diz assim: quando Pedro me fala sobre Paulo, sei mais de Pedro do que de Paulo? É o exemplo usado pelo criador da psicanálise, Sigmund Freud, quando diz que "o homem é dono do que cala e escravo do que fala".
Esta é uma grande verdade considerando que as palavras têm poder tanto de construir quanto de destruir. Quando o seu uso é positivo, enfatizando qualidades do outro, valorizando os seus feitos, você constrói, fortalece relações interpessoais, há uma aproximação dos corações.
Por outro lado, se as palavras são usadas de forma negativa, ressaltando erros, pontos negativos do outro e, às vezes, inverdade, há uma destruição das relações, da autoestima, da esperança, portanto, os corações se afastam, você se torna escravo das palavras mal ditas.


Atente-se sempre ao seu pensamento para selecionar o que convém, ou não, dizer. Vale ressaltar que a mensagem é transmitida de várias formas.
A fala é uma dela, porém, o silêncio, o gesto, o olhar também são usados para transmitir uma mensagem. Se esta for um julgamento, você se desnuda diante do outro, pois é a sua identidade que será revelada ao outro. O que você diz sobre o outro é o seu ponto de vista que difere do meu e do ponto de vista do outro. Ainda há um ponto muito importante: contamos com a subjetividade das pessoas na interpretação do dito, do não dito e do dito de forma não verbal.


Sendo assim, " sabe qual é a coisa mais linda que você pode fazer por alguém? Poupá-la do seu julgamento. Afinal, ao julgar alguém, você fala sobre si".
Seguem as cinco dicas:
1) Controle os seus pensamentos. Sempre que pensar em algo negativo, diga, cancelo, cancelo, cancelo e, imediatamente, pense em algo positivo.
2) Se falar algo negativo sobre alguém, fale duas coisas positivas sobre essa pessoa.
3) Sempre que uma pessoa se aproximar de você fazendo julgamentos de outra, você , em vez de dar prosseguimento ao julgamento, diga: interessante o seu ponto de vista. Certamente, o outro pensará duas vezes antes de fazer um comentário maldoso sobre alguém, com você.
4) Quando uma pessoa emitir um julgamento sobre o outro com você, devolva o julgamento em forma de pergunta, assim você ajudará o outro a pensar nos seus julgamentos. Exemplo: "Teresa fez um corte de cabelo que não combinou com o rosto dela" Você pode dizer: Será que o corte de cabelo que a Teresa fez não combina com o rosto dela?
5) Crie o hábito de edificar as pessoas fazendo elogios "sinceros" sobre aparência, roupas, atitudes, habilidades... Quando você busca o positivo, o hábito da crítica negativa, do julgamento tendem a se afastar de você.
Vivemos numa socidade cuja cultura evidencia os "erros' com facilidade e tem dificuldade de reconhecer os "acertos".
Você pode pensar: "mas todo mundo faz assim", digo, não!
Nesta frase, você você cometeu dois equívocos. O primeiro é que não é todo mundo que age assim. Há muitas pessoas do bem que agem assertivamente e buscam a sua evolução pessoal constantemente. O segundo equívoco é que você não é todo mundo. Cada ser humano é único e tem o livre arbítrio, portanto, livre para fazer escolhas e responsabilizar-se por elas.
Você já foi mal interpretado por alguém? Em que situação? Conte-nos aqui 


Texto Revisado

Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 1


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

foto-autor
Conteúdo desenvolvido por: AILZA GABRIELA ALMEIDA AMORIM   
Ailza Amorim é Terapeuta de Prosperidade para Mulheres, Mestre em Educação, Palestrante, Reikiana e Practitioner de Barra de Access. Ajuda mulheres a ressignificar crenças, a criar uma nova realidade para conquistar a prosperidade plena. Atendimento individual e/ou em grupo, online. Agende uma consulta gratuita via whatsapp (38) 988539363
E-mail: [email protected] | Mais artigos.

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa