Home > Autoconhecimento

Mas, afinal, o que é Terapia Holística???
por Camila Estefam

Mas, afinal, o que é Terapia Holística???

Não somos só corpo físico, matéria, temos o corpo energético, emocional, espiritual, mental... Já é sabido que a grande maioria das doenças começa de um desequilíbrio nesses campos, por isso se faz fundamental um olhar para o ser humano como um todo. A Terapia Holística trata o “nosso todo”, holos vem do grego e significa “inteiro”. 

O Ministério da Saúde denominou essas práticas como “práticas integrativas ou complementares de saúde” (com relação à medicina convencional). Técnicas como reiki, acupuntura, meditação, homeopatia, cromoterapia, shantala, yoga..., amplamente aceitas pela população, são reconhecidas e ofertadas pelo SUS (Sistema Único de Saúde) desde 2006. A cromoterapia, por exemplo, foi reconhecida pela OMS (Organização Mundial de Saúde) no ano de 1976.

A título de curiosidade, sacerdotes-médicos do antigo Egito já consideravam o corpo de energia do ser, que denominavam “Ka” e a energia vital do ser, que denominavam “Heka”. Eles já empregavam as cores em tratamentos de saúde (cor é luz, luz é energia). Pitágoras, em 580 a.C., e Hipócrates, em 480 a.C., preconizaram a “medicina do ser total”. Hipócrates dizia aos seus discípulos: “O homem deve harmonizar o espírito e o corpo”. Ele considerava que o ser humano era possuidor de uma energia ou fluido que denominou de “Quid Divinum”. Aristóteles (384-322 a.C.) também, na sua Metafísica, afirmava: “O todo é maior do que a simples soma das suas partes. O termo “holismo” teve origem na publicação do livro “Holism and Evolution”, de Jan Christiaan Smuts, em 1926, onde ele coloca que “Holismo é a tendência da natureza de se organizar em torno do conjunto, do todo, da totalidade em vez da soma das suas partes”. De acordo com o raciocínio de Smuts, nenhum sistema natural poderá ser entendido se não for analisado na sua totalidade.  

Voltando... São práticas não invasivas, que atuam tanto na causa quanto nos sintomas, que estimulam o indivíduo a olhar para si e querer se cuidar com amor. Promovem o bem estar sem os efeitos colaterais de medicamentos químicos, que muitas vezes são ofertados em demasia ou até mesmo desnecessariamente. Promovem a precaução de doenças. De forma natural, ajuda as pessoas a se reequilibrarem, a resolverem sentimentos, emoções, pensamentos, dores... No aspecto espiritual (não religioso!), atuam no sentido de ajudar a encontrarem seus objetivos de vida, realizarem suas metas, entenderem o que está acontecendo ao redor...

A saúde plena traz paz, por consequência, gera relacionamentos melhores. A clareza mental traz prosperidade. O autoconhecimento traz desenvolvimento pessoal...  Saúde é sinônimo de equilíbrio e é, no fim, um reflexo do que a gente pensa, sente, vive, vibra, e o quanto somos capazes de nos conectarmos com nossa própria essência.

 


Consulte grátis
     
 
Compartilhe
   


Autor: Camila Estefam   
Camila Estefam é terapeuta holística e aplica principalmente a técnica da cromoterapia. 
E-mail: camilaestefam@gmail.com
Visite o Site do autor e leia mais artigos.


Publicado em 28/08/2018

Veja também
Como diminuir a carência e a solidão
Vamos malhar o Judas?
Para separar é preciso mais amor do que para casar!
Velha-moça - Menina feliz!
Ou você muda ou o mundo irá mudá-lo
Desesperança!

© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.



Energias para Hoje
terça-feira, 23 de abril de 2019

energia
I-Ching: 34 – TA CHUANG – O PODER DO GRANDE
O momento é favorável para tomar atitudes, mas você deve saber usar corretamente o poder de que dispõe. A verdadeira força é a que nunca se afasta do caminho da justiça.


energia
Runas: Perdhro
Ganhos inesperados, revelações agradáveis.


23
Numerologia: Expansão
Bom dia para vendas, propaganda e promoção em qualquer área. Você pode fazer sua própria sorte hoje, permita-se a ousadia e busque vantagens para sua vida. Canalize sabiamente essa energia e atue de modo decisivo.




Horóscopo

Áries   Touro   Gêmeos   Câncer
 
Leão   Vírgem   Libra   Escorpião
 
Sagitário   Capricórnio   Aquário   Peixes




+ Lidos da Semana anterior
1. Suas barreiras são reais ou imaginárias?
2. Está na hora de tomar uma atitude!
3. Você faz de tudo pelo outro e não é valorizada nem desejada como gostaria?
4. Quando você vai começar a falar?
5. A intuição nos conecta com Deus
6. Aprendendo a não-ação
7. Liberte-se das influências
8. Canção-Krishna de Alma Para Alma

 
© Copyright 2000 - 2019 Somos Todos UM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa