Menu

AURICULOTERAPIA

Atualizado dia 2/23/2006 6:57:31 PM em Autoconhecimento
por Claudia Valeria da Silva


Facebook   E-mail   Whatsapp

É uma técnica da Acupuntura que usa o pavilhão auricular para efetuar tratamento de saúde, aproveitando o reflexo que a aurícula exerce sobre o sistema nervoso central.

O uso da auriculoterapia como forma de tratamento reporta-se à antiguidade e tem apresentado difusão maior que a acupuntura sistêmica, no Oriente Médio e na Europa Antiga. É histórico o relato que as mulheres do antigo Egito usavam pontos auriculares como anticoncepcional, isto pelo ano 2.500 A.C.

A obra clássica de acupuntura, o livro “HUNG TI NEI CHING”, escrita há mais de 5.000 anos, refere que o pavilhão auricular é um órgão isolado que mantém relações com os demais órgãos e regiões do corpo através do reflexo cerebral.

O desenvolvimento da auriculoterapia se acentuou a partir do 3º século da nossa era. Em 1572 foi publicada, na China, uma obra sobre a acupuntura e a orelha, esta considerada como centro de reunião dos meridianos e onde era mais intensa a relação de meridianos / órgãos. A partir de então, os estudos sobre a associação de pontos auriculares com a Acupuntura Sistemática foram intensificados pelos sábios orientais, surgindo o sistema de diagnóstico por observação do pavilhão auricular. A localização e a nomenclatura dos pontos foram introduzidas gradativamente à medida em que eram intensificados os estudos.

Walter Fernando Jurado
Médico Ortopedista do Hospital Beneficência Portuguesa, PH especializado em Acupuntura Sistêmica e Auricular com Mestrado em Beijing/China.

atende à Rua Taquari, 19 sala 01 - Mooca - São Paulo - tel 6618-1812 # cel. 9550-0247 # 8577-1148

Texto revisado por Cris

Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstar Avaliação: 4 | Votos: 5


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

Conteúdo desenvolvido por: Claudia Valeria da Silva   
Visite o Site do autor e leia mais artigos..   

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa