Menu

O que é a família? - EDUCAÇÃO FAMILIAR

Atualizado dia 5/8/2012 7:27:27 PM em Psicologia
por Marcia akahoshi


Facebook   E-mail   Whatsapp

Defino família como um grupo de pessoas que escolheram vivenciar juntos esta grande aventura que chamamos "vida" e o grande objetivo seria aprendermos juntos a praticar o "ser".

Diferenciar e entender, pensar, sentir, querer, fazer, julgar, definir, planejar, dividir, falar, acolher, perdoar, reconhecer, sentir compaixão, fingir, mentir, enraivecer, contrariar, defender um ponto de vista, entender o valor e o significado do dinheiro, desprezar, excluir, incluir, entender limites até onde chega a minha responsabilidade e começa a do outro. E principalmente conseguir diferenciar o amor incondicional do apego.

Então, praticaremos dentro do "lar" que é único, estes "verbos" e construiremos tijolinho por tijolinho a nossa verdade fundamental, nosso conjunto de valores de nossa essência da alma.

Em casa, não podemos colocar "máscaras".

É o único meio onde aprendemos a resgatar a nossa essência de "ser humano".

Então, quando fora de casa, nos relacionamentos com amigos, na sociedade e no trabalho, saberemos exatamente qual máscara utilizar no momento certo. E principalmente saberemos quando estamos usando uma ou não.

A maioria de nossa sociedade atual, por não conseguir fazer esta distinção, não conseguiu ensinar isto para seus filhos e então quando estes "valores fundamentais" são nebulosos, ela seguirá os de outra pessoa. Porque não podemos escolher a opção de não viver, é simples: ou você segue os seus valores essenciais ou segue os de outra pessoa.

Quando deixamos as rédeas de nossa vida na mão de outra pessoa, ela decidirá o que é melhor para ela, e poderá não ser o melhor para você.

Então, surgem novas perguntas sem respostas:

1) Como ensinar isto se eu, como mãe ou pai, não construi ainda este conjunto de valores da essência?

2) Como não ser levado por esta sociedade consumista onde cada um possui um conjunto de máscaras e não sabe diferenciá-las da sua essência?

3) Como entram os antidepressivos nesta história?

4)Como ensinar limites para nossos filhos?

5)Qual é a minha responsabilidade como pai ou como mãe?

6)Como ensinar uma percepção maior destes "verbos" nesta correria do dia a dia na prática?

7)Como aprender a viver o presente e ter foco?

Meu Blog: marciaakahoshi.blogspot.com

Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 2


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

Conteúdo desenvolvido por: Marcia akahoshi   
Visite o Site do autor e leia mais artigos..   

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Psicologia clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa