Home > Astrologia
O Diagrama da Árvore

O Diagrama da Árvore

por Graziella Marraccini

Agora estudaremos este diagrama representando o processo de DESCENSO DA MATÉRIA PARA A CRIAÇÃO DO UNIVERSO, ou seja o processo de materialização, desde sua origem primordial, como idéia, até a sua forma material como nós a conhecemos na Terra.

A 1a Sefira é KETER, a COROA

Atrás (ou em volta) dela são representados 3 Véus: a Negatividade, o Ilimitado e a Luz Infinita. A LUZ INFINITA é antes de KETER, e talvez represente o que nós definimos como sendo DEUS ou J H V H.

Esta LUZ "se cristaliza" num PONTO. Este Ponto Primordial é KETER. Perfeito, independente, ele permanece na eternidade, foco de um circulo cujo centro está em toda a parte e cuja circunferência não está em parte alguma.

O CRIADOR colocou à nossa disposição, um símbolo dessa energia, talvez para nos ajudar, assim como as várias religiões e filosofias, inclusive a Maçônica, usam símbolos para encaminhar os estudos de seus adeptos.

Este símbolo é representado com um Modelo de Organização Biológica (MOB) que se materializa diante de nossos olhos, como PLANETA de nosso Sistema Solar.

O Planeta atribuído a Keter é Plutão, apesar de que, às vezes os autores cabalísticos lhe atribuem Netuno. A meu ver a natureza do planeta Plutão é mais adequada a esta Sephira, pois a natureza do Planeta Netuno é mais adequada à energia da Sephira invisível DAHAT, da qual falaremos mais tarde.

A energia de Keter é regida e organizada pelo Gênio METATRON, e seu coro Angelical é Chayoth Há Qadosh, ou Santas Criaturas Vivas.

Veremos mais tarde os outros símbolos que são atribuídos a esta Esfera.

Depois de cristalizado este PONTO, talvez obedecendo a um apelo do oceano ilimitado da luz negativa que lhe deu origem, O PONTO SE MOVE, gera o MOVIMENTO. Como um fragor no silencio (seria o Big-Bang dos cientistas? Seria o Verbo da Gênese?), a pura existência se move formando uma LINHA.

Não esqueçamos porém, que tudo isto é representado graficamente, mas no UNIVERSO, isto não tem somente duas dimensões.

É desta forma que é gerada a 2a SEFIRA. o segundo estágio da criação: HOKMAH, o Zodíaco, o Registro Cósmico.

HOKMAH é apelidada de ZODIACO, pois contém em si o embrião e o registro cósmico de todo o UNIVERSO, já que é a primeira manifestação da ENERGIA COSMICA GERADORA, ou MOB (Modelo Organizador Biológico). O Planeta que lhe corresponde é URANO, o Gênio RATZIEL, e os coros Angelicais, as Rodas (Auphanim). A energia é criadora, e por isso a sua simbologia se parece com um Falo. Não é estática, mas é criativa e geradora, está em movimento, e esta AÇÅO provoca uma REAÇÃO (segundo as leis de Hermes, as leis da natureza) e assim HOKMAH, se movendo como um bumerangue, gera um terceiro estado, gera a 3a SEFIRA.

A 3a SEFIRA é BINAH, a FORMA.

BINAH é a Sefira da primeira estrutura da Forma. É a primeira cristalização da IDEIA. É a cristalização da matéria primordial, e não é por acaso que lhe é atribuída a energia do Planeta SATURNO, pois este planeta é o último planeta visível a olho nu, e foi durante muito tempo considerado o último planeta do nosso sistema solar, Senhor da FORMA, dono da matéria. Sobre ele exerce seu domínio o Gênio Tzaphiel, que comanda os coros dos Tronos (Aralim). Esta Sefira é passiva, e representa a matéria prima geradora.

Aqui está colocada a Sephira Invisível DAHAT, Sephira do CONHECIMENTO, conhecida somente por poucos INICIADOS, bem no limite do ABISMO.

Estas 3 primeiras Sefiras constituem um modelo de grande importância.

Elas formam o PRIMEIRO TRIÂNGULO que será repetido, INVERTIDO, nos níveis inferiores da Arvore, como um modelo.

Os elementos deste protótipo são: A UNIDADE: KETHER (a Energia), a DUALIDADE: HOKMAH (a Força) e o TRIANGULO: BINAH (a Forma). Desta forma temos: em Hokmah o elemento Positivo e em Binah o elemento Negativo, visto ser KETHER neutro.

O TRIANGULO seguinte é então INVERTIDO. Neste triângulo pela Ação dos complementares - CHESED e GEBURAH - se juntam para dar origem a TIPHERET (ou TIPHARET)

Na Esfera HESED, a no 4, está a idéia da Compaixão, da Misericórdia, da Generosidade; por isso lhe é atribuído o Planeta JUPITER, que tem para os Astrólogos estas características. Seu Gênio é TZADKIEL, que rege as Dominações, Seres Brilhantes (Chasmalim).

Em GEBURAH, a no 5, está a FORÇA da Ação, a força geradora e propulsora. A Ação que nos leva a criar, tem como MOB o planeta MARTE, símbolo do Deus da Guerra, ação de conquista. Seu gênio é KHAMEL e seu coro Angelical, os Poderes, Serpentes Flamejantes (Seraphim)

Em TIPHERET, a Esfera nº 6, está o estado de BELEZA absoluta, amor universal, doação de si, efeito equilibrante das duas forças anteriores. Por isso que este Triângulo é chamado de Triângulo ético, pois contem dentro de si a noção de comportamento, de ética. O verdadeiro amor humanitário e absoluto, é a noção do CRISTO, do Avatar, que doa sua própria vida para a causa de Todos. O Planeta que a representa é o SOL, o Gênio é RAPHAEL e os coros são as VIRTUDES, os Reis (Malachim).

Uma noção que devemos ter é que se uma esfera é positiva a seguinte será negativa, pois a relação entre as esferas é binária (Lei de Hermes). Assim Chesed contém a idéia da FORMA e Geburah da FORÇA e por conseguinte TIPHERET é o EQUILIBRIO entre os dois pólos e encarna a essência da fase seguinte, contendo em si também as duas energias em equilíbrio.
A EVOLUÇÃO da matéria continua:

No TRIÂNGULO seguinte o parceiro dinâmico é NETZACH, a esfera no 7 é o símbolo inferior da mesma força geradora feminina de Binah, de maneira mais densa, e por isso o Planeta que a representa é VENUS, símbolo da feminilidade, da nutrição, da mãe natureza. Tem o titulo de Triunfo ou Beleza, Triunfo à Natureza, a força geradora da natureza. Seu Gênio é HANIEL e os coros são as Potestades, os Deuses, (Elohim).

HOD, a no 8, representa agora a fase passiva, plasmadora do intelecto, da razão. Tem o titulo de GLORIA, gloria do intelecto das coisas criadas, concretas, glória do VERBO criador, aqui já em forma ASTRAL, correspondente mais denso de HOKMAH.
O Planeta MERCÚRIO lhe é atribuído, pois sua simbologia se adapta perfeitamente a este modelo: inteligência, comunicação, adaptabilidade, razão, poder do raciocínio, são algumas de suas características. O Gênio é MICHAEL, e os coros são os Arcanjos, Filhos dos Deuses ( Beni-Elohim)

YESOD, a no 9, é o produto da interação entre estas duas esferas. A evolução da matéria aqui alcançou a FASE ASTRAL, uma PRÉ-MATERIA. Por isso esta Esfera é atribuída à LUA, plasmadora das Almas, pré-matéria, Útero-Vagina da matéria orgânica, formadora de vida. Os ocultistas conhecem as atribuições da LUA, magnética, mutável, regendo o estado anímico e emocional, líquido, de todos os seres viventes. O seu Gênio é GABRIEL, Senhor da Magia, regente dos Anjos, Seres Fortes (Kerubim).

YESOD, tem o titulo de "A casa do tesouro de Imagens", o Mecanismo do Universo no mundo Astral. Senhor da Magia e dos sonhos, já prestes a se realizar na MATÉRIA DENSA.

Estamos assim intendendo, de maneira rudimentar e esquematizada, a ENERGIA controladora que existe por trás dos fenômenos do mundo físico.

A compreensão destes fenômenos, se bem compreendida, nos leva a refletir sobre o HOMEM, sobre o MICROCOSMO, e na sua realização, da IDEIA à OBRA REALIZADA. Esta Obra Realizada, ou Matéria Viva é representada por MALKUTH.

A 10a SEFIRA, MALKUTH representa o mundo físico, a nossa terra, a humanidade. É a etapa final da descida da MATÉRIA, o resultado final. Por isso é chamada o REINO, e o Gênio que a Rege é SANDALPHON, e seus Coros as Almas Abençoadas, as Almas de Fogo (Achim).

Lembramos que a ARVORE representa PADRÕES de RELACIONAMENTO entre as FORÇAS. TODAS AS FORÇAS DEVEM ESTAR EM EQUILIBRIO para a Criação da FORMA PERFEITA.

O HOMEM Microcosmo, imitando o Macrocosmo, deve conseguir manter dentro de si, em perfeito equilíbrio, estas forças, para alcançar a harmonia, o domínio, e se tornar um Mago, dominando a PERFEIÇÃO.

OS TRIÂNGULOS E OS MUNDOS

O 1o Triângulo é chamado de DIVINO, ele representa O ARQUÉTIPO DEUS.
DEUS, o No 1, dividido no PAI SUPREMO, HOKMAH e MÃE SUPREMA, BINAH.
É o MUNDO DE ATZILUTH, que no Microcosmo é representado pela IDÉIA, pela Inspiração. A ele corresponde a primeira Letra do TETRAGRAMMA SAGRADO “Y”

Neste ponto, existe O ABISMO, como que uma limitação para o nosso entendimento material. Como para limitá-lo está DAHAT, a Esfera invisível, o CONHECIMENTO, Cujas qualidades Netunianas, são muito apropriadas, pois é nela que encontramos O MITO.

BRIAH, onde existe o segundo TRIANGULO, é o MUNDO DA CRIAÇÃO. É a primeira Emanação Divina, o mundo dos Arcanjos. É também chamado de Triângulo ÉTICO, porque as Esferas Hesed, Geburah e, principalmente, Tipheret, são um exemplo de comportamento. No Microcosmo corresponde ao plano detalhado da Ação, ao PROJETO.

O 3o TRIANGULO forma o mundo de YETZIRAH, que é o mundo FORMATIVO. Aqui já existe um prenúncio da forma ASTRAL da matéria. É então quase a realização do PLANO DIVINO no microcosmo. O Mundo das Formas Astrais, é o Mundo dos Anjos, onde se concentram as forças espirituais.

O 4o MUNDO por fim, é o MUNDO DE ASSIAH. É a Esfera MALKUTH, esfera da matéria, do resultado. É o mundo dos 4 elementos formadores da matéria:

- O AR é representado por KETER, a idéia.
- A AGUA é representada por BINAH, a forma.
- O FOGO é representado por HOKMAH, a força criativa.
- A TERRA é MALKUTH, que reúne em si os outros três elementos.

Consulte grátis
Mapa Astral   Tarot   Numerologia  
 
Compartilhe
Facebook   E-mail   Whatsapp


Obrigado por votar
Gostou deste Artigo?   Sim   Não   
Avaliação: 5 | Votos: 24
Atualizado em 30/05/2003 14:52:23

Graziella Marraccini é astróloga, taróloga, cabalista e estudiosa de ciências ocultas e dirige a Sirius Astrology. faça seu mapa astral Atende em seu consultório em SP com hora marcada no horário comercial.
5 perguntas Frequentes, visite Canal do youtube e Facebook
Para atendimentos e consultas.
Email: contato@astrosirius.com.br
Visite o Site do Autor

Veja também
Adeus aos preconceitos!
Feliz é aquele que sabe o que quer...
Você já despertou?
Fibromialgia
Depressão por inveja
Qual é o caminho?


Deixe sua opinião sobre este artigo


© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.
As opiniões expressas neste artigo são da responsabilidade do autor. O Stum não se responsabiliza por quaisquer prestações de serviços de terceiros, conforme termo do Site.


Energias para Hoje
sexta-feira, 22 de novembro de 2019

energia
I-Ching: 42 – I – AUMENTO
Momento de crescimento, que significa melhora não só no aspecto material mas também no espiritual. Ele acontece quando as ações e, acima de tudo, os sacrifícios são feitos em favor dos outros.


energia
Runas: Eihwas
50% já está conquistado, o resto e com você. Aja!


22
Numerologia: Idealismo
Dia para dedicar-se a obras que beneficiem todos ao seu redor. As atitudes devem ser abrangentes enfocando grupos de pessoas. Mantenha os pés firmes no chão e aja de forma a melhorar as coisas para os outros.




Horóscopo

Áries   Touro   Gêmeos   Câncer
 
Leão   Vírgem   Libra   Escorpião
 
Sagitário   Capricórnio   Aquário   Peixes





 
© Copyright 2000 - 2019 Somos Todos UM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa