Menu

Açúcar X Saúde - Parte 6

por Conceição Trucom em Corpo e Mente
Atualizado em 10/03/2006 13:28:08


A importância das fibras na saúde, controle da glicemia e obesidade.
Como já colocado anteriormente, o açúcar (refinado, cristal, demerara, mascavo, melado e caldo de cana), pertence à família dos carboidratos, mais especificamente um dissacarídeo. Também chamado de sacarose ou açúcar da cana.
Uma vez digerida, a sacarose se transforma em uma molécula de glicose e uma de frutose.
Já aprendemos também que o açúcar (principalmente o refinado) é um alimento muito energético e que seu Índice Glicêmico (IG) é bastante elevado (acima de 100%).
E vocês já perceberam que não dá para tirar todo o açúcar de nossa vida e que, apesar da fundamental moderação, ainda assim fica a pergunta: que opções eu tenho? Que açúcar ingerir e como?
Bem, lembrando um pouco o que escrevi na Parte 3 e 4 desta série, precisamos saber mais sobre os carboidratos, para podermos fazer uso consciente de sua função energética e metabólica.
Ou seja, precisamos de energia para perpetuar a vida, mas que combustível vamos escolher?
Afirmo que podemos e devemos ingerir alimentos doces e massas, mas precisamos saber com sabedoria, como escolher (selecionar) os alimentos que misturamos em cada refeição ou lanche.
Essa escolha consciente é que vai reduzir ou anular o risco tão comum de engordar ou desenvolver doenças ao longo dos maus hábitos alimentares.
Ignorar sobre as propriedades dos alimentos e sobre o funcionamento básico do corpo humano é falha grave. Depois nos consideramos vítimas... A opção entre ignorar ou conhecer (buscar o conhecimento) é responsabilidade de cada um.
Lembrando: O que diferencia um carboidrato rápido (engordativo ou causador de desarmonias na saúde) de um carboidrato lento (saudável) é a velocidade na qual ele se transforma em glicose e alcança a corrente sangüínea. Ou seja, quanto menor a velocidade de transformação em glicose, mais lenta e gradual será sua liberação para a corrente sangüínea, e isso é tudo de bom.
O que determina esta velocidade?
1) O tamanho da cadeia do açúcar (complexidade) que será digerido;
2) O teor de fibra do alimento ou refeição;
3) O teor de gordura total do alimento ou refeição.

Infelizmente, muitas pessoas não sabem realmente o que é um carboidrato. A maioria dirá que os carboidratos são doces e massas. Ignoram que legumes, feijões, frutas e hortaliças são igualmente carboidratos. Todos são apenas fontes diversificadas de nos proporcionar energia.
Alguns carboidratos são classificados como simples (rápidos), outros como carboidratos complexos (lentos).
E, o estômago é, basicamente, um tanque indiscriminado de enzimas digestivas que decompõem todos os carboidratos - seja um bolo, um pão integral, brócolis, alface ou aveia - em glicose.
Portanto, aí vai a notícia boa: você pode ingerir açúcar e doces (logicamente, sigo na linha da moderação), desde que no preparo ou na hora de compor a sua refeição procure usar (misturar) ingredientes:
1) Menos glicêmicos (menor IG - ver tabelas);
2) Ricos em fibras;
3) Que contenham gordura nutricional, como é o caso das sementes oleaginosas, a azeitona e o abacate (porções pequenas – ver tabelas).

1) O tamanho ou estrutura dos Carboidratos:
Todos os carboidratos complexos (dissacarídios e polissacarídios) contidos nos alimentos são decompostos (digeridos) em açúcares simples, para viabilizar sua absorção e aproveitamento energético.
Como a estrutura molecular do açúcar simples afeta a velocidade do ingresso da glicose na corrente sangüínea?
Basicamente, existem apenas 3 açúcares simples que são os “tijolinhos” de todos os carboidratos complexos comestíveis e cada um possui uma estrutura molecular diferente, o que acaba por determinar a sua velocidade de ingresso na corrente sangüínea:
- A glicose é o mais comum;
- Seguido pela frutose e
- A galactose.
A glicose é encontrada em grãos, massas, pães, cereais, amidos e vegetais. A frutose é encontrada basicamente nas frutas e a galactose é encontrada no leite e laticínios. Contudo, embora todos esses açúcares simples sejam absorvidos rapidamente pelo fígado, apenas a glicose pode ser liberada diretamente na corrente sangüínea.
É por isso que os carboidratos, ricos em glicose como pães e massas, praticamente voam do fígado para o sangue. Ao passo que a galactose e a frutose, que precisam ser convertidas primeiro em glicose no fígado, penetram na corrente sangüínea numa velocidade menor.
No caso específico da frutose é um processo bastante lento, motivo pelo qual as frutas em geral têm um índice glicêmico mais baixo, em comparação aos carboidratos que contêm glicose e galactose.

2) A presença de fibra nos Carboidratos:
A fibra é um carboidrato muito complexo, não digerível pelo nosso organismo. Assim sendo, a fibra não é absorvida e, conseqüentemente, não tem qualquer efeito direto na produção da insulina.
A presença de fibra na massa digestiva atua como um freio na velocidade de digestão e absorção dos carboidratos, porque ela dificulta o acesso das enzimas aos açúcares, assim como a saída da glicose para a corrente sangüínea.
Quanto maior o conteúdo de fibra de um carboidrato, menor a velocidade de ingresso da glicose no sangue (menor IG). Portanto, a fibra é um fator significativo no controle da curva glicêmica e da absorção de carboidratos.
Conclusão: ao ingerir doces, opte por usar (ou misturar com) ingredientes ricos em fibras, como as frutas frescas, as frutas secas, os cereais integrais e os alimentos menos cozidos e processados.

3) O teor de gordura na massa digestiva:
A gordura pode ser um aliado importante na queima da sua própria gordura corporal.
Em primeiro lugar, a gordura nutricional não tem qualquer efeito na insulina. Na verdade, ela é um zero à esquerda quando se trata de estímulo à secreção de insulina.
Portanto, a ingestão de gordura (em quantidade balanceada) não faz com que seu corpo armazene mais gordura. Em segundo lugar, a gordura retarda o ingresso da glicose na corrente sangüínea.
Metaforicamente, a gordura atua como os carros que passam na rua quando desejamos atravessá-la: quanto mais carros estão passando, mais tempo necessitamos aguardar para poder atravessar com segurança. E, quanto menor a velocidade de ingresso da glicose na corrente sangüínea:
- menor a necessidade de produção de insulina;
- maior a probabilidade de queima do excesso de gordura corporal.

Conclusão: Sempre que quiser balancear sua refeição, sobremesa ou lanche, acrescente pequenas porções de sementes oleaginosas, azeitona, azeite ou abacate (ver tabela). Desta forma será reduzida a possibilidade de picos glicêmicos e de armazenar excesso de gordura corporal.
Um exemplo de lanche: 1 maçã com casca picada + 1 colher de sopa de queijo cottage + 1 castanha do Pará picada.
Bem, agora, conforme prometido, vamos saber um pouco mais sobre as fibras alimentares ou dietéticas:AS FIBRAS
Todos os alimentos de origem vegetal contêm variados teores de fibras dietéticas. E aí começam as vantagens do consumo destes alimentos, porque as fibras são um paradoxo: não alimentam, mas são essenciais à saúde.
Fibras alimentares são todos os polissacarídeos vegetais: celulose, lignina, hemicelulose, pectinas, gomas e mucilagens, que não são hidrolisados (até a obtenção da glicose) pelas enzimas do sistema digestivo humano.
Existem dois tipos de fibras: as solúveis em água (hidrossolúveis) e as insolúveis em água.
As fibras hidrossolúveis são as pectinas, gomas, mucilagens e algumas hemiceluloses. Elas retardam o esvaziamento gástrico e o tempo de trânsito intestinal e absorvem a glicose e o colesterol, dificultando a sua liberação na corrente sangüínea.
As fibras insolúveis em água são a celulose, lignina, hemicelulose e os amidos resistentes (AR). São pouco fermentáveis e apresentam um efeito esponja no trato gastrointestinal, conferindo maior volume e fluidez ao bolo fecal e reduzindo o tempo do trânsito intestinal.
A indicação é o consumo de ambos os tipos de fibras, solúveis e insolúveis, que por mecanismos diferentes e integrados, regulam o tempo de trânsito intestinal, aumentam o volume das evacuações, auxiliam no controle da glicemia, na redução dos triglicerídeos e colesterol sangüíneo e no tratamento da obesidade.
O Instituto Nacional do Câncer dos EUA recomenda o consumo de 25-30 gramas de fibras por dia. Porém, nunca ultrapassar a 50 gramas. O consumo em excesso poderá provocar efeito contrário como constipação, gases e perdas minerais.
Pesquisas revelam que os brasileiros consomem cerca de 10 gramas de fibras por dia, valor bem abaixo do mínimo recomendável.
E aí temos uma dobradinha infeliz: pouca fibra e muito açúcar à baixa produtividade, desequilíbrios energéticos, mentais e emocionais à doenças.
A ausência de fibras na alimentação humana poderá causar estreitamento crônico dos intestinos, excesso de pressão das fezes dentro do intestino grosso, diverticulite e, a longo prazo, câncer de cólon e reto.
Para quem conhece meu trabalho com a Alimentação Desintoxicante, já imagina o quanto de intoxicado é uma pessoa com muito açúcar e pouca fibra. E quanto mais intoxicado, mais difícil mudar seus hábitos destrutivos.
Saibam que as fibras abundam nos vegetais, frutas, cereais e farinhas integrais. Todos estes alimentos contêm uma média de 2% de fibra total (insolúveis + solúveis) e o ideal é ingeri-los crus ou parcialmente cozidos, raramente muito cozidos ou fritos.
Importante: Não há fibras nas carnes, peixes, laticínios, ovos, nem nos açúcares e cereais refinados.

Saiba mais:
- PECTINA - vem do grego e significa coagulado. É um termo genérico para um grupo de polissacarídeos ramificados, presentes nas paredes celulares de plantas que produzem sementes.
É classificada como agente protetor e suspensor, e está presente em muitas fórmulas antidiarréicas.
Como solução coloidal, tem a propriedade de conjugar toxinas e de intensificar as funções fisiológicas do tubo digestivo através de suas propriedades físicas e químicas.
No trato intestinal superior, a pectina possui uma superfície composta por partículas ultramicroscópicas (micelas) que têm a capacidade de absorver toxinas. A eficácia da pectina no tubo digestivo deve-se em grande parte à sua ação coloidal.

- GOMAS E MUCILAGENS
As gomas são polissacarídeos muito complexos que não são componentes da parede celular, sendo que, no vegetal, são habitualmente destinadas à reparação de áreas lesadas. Apresentam uma viscosidade elevada quando dissolvidas em meio aquoso.
As mucilagens são polissacarídeos pouco ramificados presentes no interior das sementes e algas.
A distinção entre mucilagens e gomas é que as gomas se dissolvem rapidamente em água, ao passo que as mucilagens formam massas bem viscosas.
Principais propriedades das fibras solúveis da Linhaça: Pectinas, Gomas e Mucilagens.
- Retardam o tempo de esvaziamento gástrico, dificultando picos glicêmicos;
- Proporcionam substrato fermentável para bactérias do cólon;
- Reduzem a concentração plasmática de colesterol;
- Melhoram à tolerância a glicose e;
- Fixam os ácidos biliares

- CELULOSE
Substância orgânica mais abundante na natureza e o componente mais comum das paredes celulares das plantas. Encontrada em frutas com cascas, farinha de trigo e sementes.
A celulose é um polissacarídeo linear, de alto peso molecular, constituído pela junção de 300 e 15.000 unidades de glicose.
As propriedades mais importantes da celulose estão relacionadas com a suscetibilidade da molécula à hidrólise e, em segundo lugar, com sua capacidade de absorção de água.

- LIGNINA
O termo lignina é proveniente da palavra latina “lignum”, que significa madeira. A lignina é caracterizada por ser um complexo aromático (fenólico), no qual existem muitos polímeros estruturais (a família das ligninas), sendo a mais abundante no mundo vegetal, além de ser a única fibra de composição não polissacarídica, mas formada por complexos ácidos fenólicos.
É responsável pela rigidez da parede das sementes, originando material muito resistente.
As ligninas são fibras insolúveis e representam papel importante no transporte interno de água, nutrientes e metabólitos. Podem ligar-se aos ácidos biliares e outros compostos, como exemplo o colesterol, retardando ou diminuindo a absorção desses componentes no intestino delgado.
Pelas suas características, a lignina atua como um enteroadsorvente, ou seja, produz uma eliminação de microorganismos, respeitando a ecologia microbiana da flora intestinal; ou seja, atua mantendo o restabelecimento do equilíbrio da flora microbiana intestinal, evitando, conseqüentemente, um supercrescimento bacteriano, o qual poderia desencadear uma translocação bacteriana.
Por outro lado, ela atua como substrato energético da mucosa colônica, contribuindo para um melhor funcionamento intestinal e evitando a passagem de germes aos órgãos internos e circulação sistêmica.

- AMIDO RESISTENTE (AR)
Todo amido ingerido nem sempre é digerido e absorvido no intestino delgado. Uma parte do amido de certos alimentos resiste à digestão enzimática no intestino delgado e ao atingir o intestino grosso é hidrolisado parcialmente pela microflora. Nestas circunstâncias denomina-se amido resistente (AR).
O AR é encontrado em alimentos cozidos, resfriados e processados, mas ocorre também in natura em alguns alimentos crus.
Apresenta efeitos benéficos no metabolismo intestinal, lipídico, glicídico, principalmente no transporte glicêmico e microbiota colônica.
Principais propriedades das Fibras Insolúveis da Linhaça: Celulose, Ligninas e AR
- Retêm água nas fezes, portanto aumenta a fluidez fecal;
- Aumentam volume e peso das fezes;
- Favorecem a peristalse dos intestinos;
- Reduzem o tempo de trânsito das fezes;
- Aumentam o número de evacuações;
- Reduzem a pressão intraluminal e;
- Em excesso, podem aumentar a excreção de zinco, cálcio, magnésio, fósforo e ferro.



Texto extraído dos meus livros: “Alimentação Consciente” (edição esgotada), “Açúcar x Saúde” (Lançamento em Abril/06) e “Linhaça – Nutrição & Saúde” (Lançamento em Abril/06). Reprodução permitida desde que citada a fonte.



estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

Gostou?   Sim   Não  
starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 1


trucom
Conceição Trucom é química, cientista e escritora sobre Alimentação Baseada em Plantas, considerada como Alimentação do Futuro: vitalizante e regenerativa.
Portal: www.docelimao.com.br
Visite o Site do Autor

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Corpo e Mente clicando aqui.

Deixe seus comentários:



Veja também

As opiniões expressas no artigo são de responsabilidade do autor. O Site não se responsabiliza por quaisquer prestações de serviços de terceiros.


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa