Menu

Budismo Tibetano - Preconceito

Atualizado dia 6/26/2013 2:23:35 PM em Espiritualidade
por Fernando Cavalher


Facebook   E-mail   Whatsapp

[O que está escrito neste texto não é Budismo Tibetano: é apenas um caminho até ele.] 

Devemos resistir à tentação esotérica de definir preconceito como "pré-conceito": uma definição que se tem antes de um bom raciocínio sobre determinado assunto. Aliás, invariavelmente, uma definição tosca. O preconceito é tosco.

Sejamos sinceros. O preconceito não é sequer um pré-conceito. É uma emoção fedida e atrasada. Preconceito é quando você direciona o pior de si mesmo ao outro, seus sentimentos negativos, suas ideias erradas. Quando você sofre de preconceito, não consegue evitar o comportamento de classificar o outro, fazer piada com o outro, rebaixá-lo e, preferencialmente, humilhá-lo. Você se sente superior ao fazer isso.

Algumas pessoas conseguiram um pouco mais de desenvolvimento: elas reconhecem que têm preconceitos. Se forem corajosas, conseguirão assumir que têm preconceitos, pelo menos para si mesmas. Mas não conseguirão tirar de si o preconceito...

Não conseguirão porque não é possível.

Nem eu consigo. Simplesmente não é assim que se faz.

O preconceito não nasce em nós porque queremos. Nasce porque não temos controle sobre nossa natureza, como gostaríamos de ter. Na verdade, não "temos preconceito". Nós reagimos, irracionalmente, com preconceito. Preferiríamos não senti-lo, mas ele nos invade.

Não podemos, de nenhuma forma, desfazer-nos de nossos preconceitos. Nem devemos. Se quisermos progredir no caminho espiritual, precisaremos avidamente de nossos preconceitos. Portanto, os seres superficiais, que começaram a ler o texto pensando que não têm preconceitos, caíram na arapuca de não ter uma ferramenta essencial ao caminho espiritual: o preconceito.

Por que o preconceito é uma ferramenta essencial ao caminho espiritual?

Se progredir espiritualmente fosse agradável para o ego, a humanidade inteira estaria mais iluminada que o Buddha. Aquilo que o ego gosta, o ego faz. Obviamente, o buscador espiritual começará a praticar a educação, o amor, a alegria e outros expoentes de energia positiva. Mas, para desagrado de muitos, devo informar: A PRÁTICA DE ENERGIAS E COMPORTAMENTOS QUE VOCÊ ADMIRA APENAS O TORNARÁ MAIS AGRADÁVEL PARA SI MESMO E SOCIALMENTE ATRAENTE.

A PRÁTICA DOS BONS COSTUMES NÃO GERA EVOLUÇÃO ESPIRITUAL.

Por que você acha que o Buddha, tendo nascido em família nobre, abandonou a riqueza e foi viver na pobreza e na imundície? Você acha mesmo que o texto está falando de dinheiro e classes sociais? Se você ainda tem dúvidas, pergunto: por que você acha que o Cristo convivia muito com cobradores de impostos, prostitutas e soldados romanos, todos eles alvos de fortes preconceitos?

O PRECONCEITO COLOCA VOCÊ FRENTE A FRENTE CONSIGO MESMO: A BAIXEZA QUE VOCÊ VÊ NO OUTRO É SUA PRÓPRIA PODRIDÃO.

Como você é incapaz de ver seu lado trevoso, o preconceito mostra-o a você. A pessoa que está na sua frente, alvo de seu preconceito, nada tem a ver com isso. Se ela tiver sorte, e se você tiver educação, ela nem perceberá. A não ser que você agrida alguém, seu preconceito só faz mal a você mesmo.

Comece por admiti-lo. Saiba que ele existe. Pergunte ao seu preconceito do que é que ele não gosta e você saberá do que você tem medo. Conheça as características de seu preconceito e seu monstro interior estará delineado. Pelo menos, você saberá com quem está lidando: com você mesmo.

Se tiver coragem, olhe nos olhos do seu monstro de preconceito. Olhe todos os dias, pelo máximo de tempo que conseguir. Entre nas situações em que o preconceito aparece e perceba cada uma de suas reações.

Quando você tiver namorado seu preconceito por tempo suficiente, seu monstro interior lhe dará uma joia. A joia é indescritível.

Não existe resposta certa.


Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstar Avaliação: 4 | Votos: 8


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

foto-autor
Conteúdo desenvolvido por: Fernando Cavalher   
Visite o Site do autor e leia mais artigos..   

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Espiritualidade clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa