Somos Todos UM Autoconhecimento
O Portal de

Autoconhecimento

e Espiritualidade

Autoconhecimento


Limpar as vias aéreas  
Home > Autoconhecimento

Limpar as vias aéreas

por Conceição Trucom

Compartilhe
   

Estados emocionais como a mágoa, ansiedade, raiva, serenidade e felicidade têm um efeito poderoso sobre os padrões respiratórios. Quando estamos nervosos ou aborrecidos, sem nos darmos conta, paramos de respirar de forma natural e esse padrão respiratório inadequado pode tornar-se um hábito.

Cada vez que inalamos, enviamos oxigênio a cada célula viva do corpo. Cada vez que exalamos, expelimos resíduos como o gás carbônico e outras toxinas. Ou seja, o sistema respiratório é responsável pela sustentação da vida: o combustível oxigênio e pela sua própria limpeza e renovação: a excreção do gás carbônico e demais gases tóxicos.

Neste movimento de excreção, a respiração também funciona como eficiente mecanismo de defesa natural contra germes, doenças e bactérias, pois, sem as condições ácidas que o gás carbônico não excretado implementa, tais invasores não conseguem sobreviver. Assim, uma respiração plena e consciente é condição essencial de uma vida saudável: desintoxicada, purificada a cada instante.

Ninguém jamais tentaria passar um dia sem respirar. No entanto, todos nós passamos dias, meses e até anos sem respirar "bem".

Concluindo: se a respiração é fundamental para a qualidade dos nossos sentimentos, pensamentos, atitudes e toda a fisiologia do nosso corpo físico, é através da respiração plena e consciente que podemos:

- expandir a consciência através de estados mais relaxados da mente, possibilitando aumentar a freqüência e intensidade dos momentos de lucidez;
- mergulhar na inteligência plural da inocência e da espontaneidade, restaurando e corrigindo eventos passados;
- melhorar a oxigenação do cérebro, possibilitando a prevenção de inúmeras doenças;
- evitar o desequilíbrio emocional, a depressão e a melancolia;
- retardar o envelhecimento;
- alterar e melhorar a anatomia da boca e da face, favorecendo a expressão visual.
Com uma respiração eficaz podemos administrar as nossas emoções, bem como as daqueles com quem conversamos.
Faça uma experiência: antes de falar com uma pessoa, exercite uma técnica de respiração por alguns segundos e você verá o resultado.

Exercício I: Respirar e observar
A respiração é um indicador do estado emocional e mental. Quando as emoções estão agitadas, a mente estará agitada e a respiração CERTAMENTE. Se a respiração acalmar, tudo o mais se acalmará.

Quando observamos nossa respiração, descobrimos que a nossa mente e o nosso corpo estão num contínuo estado de agitação e desconforto. Com o simples ato de observar a respiração, podemos sentir um relaxar da intensidade das causas, das imagens e refluxos dos nossos sofrimentos.

A prática desse contato consciente com a respiração, por si só, elimina as impurezas das emoções e da mente. Assim, cada vez mais, vamos sentindo um alívio e nossas preocupações deixam de existir. O novo AR traz consigo novas visões, óticas, soluções.

A esse respeito, quando nos aprofundamos na investigação da verdade, verificamos que essa agitação e este desconforto estão presentes nos níveis mais sutis.

A observação da respiração é uma meditação universal que se baseia na descoberta desta verdade: a de cada momento, tal como ele realmente é.

Ao respirar lenta e pausadamente procure observar, sem reação, seus sentimentos e pensamentos. Se você for dominado por alguma emoção muito forte ou sentir dores no corpo, tente apenas observá-las; permita a manifestação de acordo com as leis da natureza; assim como surgiram, desaparecerão; apenas observe com paciência e serenidade.

Ao compreendermos profundamente dentro de nós como o sofrimento é gerado, compreenderemos também como podemos eliminá-lo. Respirar é vida, é oxigênio entrando em nosso cérebro, em cada célula para nos dar energia, AR, inspirAção...

Observe a sua respiração, cada vez mais serena e tranqüila, mais profunda e ritmada, sem criar reatividade, apenas observar, observar e observar...

Sinta-se confortável. Feche os olhos e tente observar sua respiração. Vá relaxando as partes do corpo que estiverem tensas, apenas observando a respiração e percebendo seu corpo, sensações e sentimentos.

Quando vierem os pensamentos, você provavelmente esquecerá da respiração. Não se preocupe, ela é instintiva e você não vai morrer, apenas desidentifique-se dos pensamentos e volte a observar a respiração, calma e serenamente. Pratique este exercício diariamente por 5, 10 ou até 15 minutos.

Exercício II: Integrando os hemisférios
Pensamentos confusos e mente agitada - sensibilidade e emocional instáveis

Este é um exercício muito praticado nas aulas de yoga. Seu propósito, entre muitos, é acordar ambos os hemisférios do cérebro, buscando uma integração entre o lado lógico/racional com o analógico/emocional. Nesta integração acontece uma sustentação do "estado" de sentir no "mundo da realidade": a meditação, o estado de alerta.
Preparo: respire e inspire várias vezes antes de começar o exercício.
Com o dedo médio tape a narina direita. Inspire lenta e profundamente pela narina esquerda. Na seqüência, solte o ar pelas duas narinas, com a boca fechada.
Tape agora com o dedo médio a narina esquerda. Inspire lenta e profundamente pela narina direita. Na seqüência, solte o ar pelas duas narinas, com a boca fechada.
Repita o exercício várias vezes.

Quando decidimos alterar o ritmo da nossa respiração, podem surgir bloqueios e impedimentos. Não desista. Faça este exercício regularmente, em horários programados, de preferência antes de dormir e ao acordar. Bastam alguns minutos. Não precisa inspirar com força; faça tudo com leveza e naturalidade.

Há um ditado que diz: "O hábito faz o monge". Assim, a busca de uma prática diária de reeducação respiratória irá, aos poucos, conferindo a sua forma adequada de respirar.

Na verdade, o homem alimenta-se muito mais pela respiração do que pelo alimento. Dizem alguns pesquisadores que 80% da sustentação do corpo humano estão na respiração. No entanto, na atualidade, os indivíduos só inspiram 30% do ar que deveria atrair para seus pulmões e órgãos. Conclusão: pensamentos confusos e agitados.

É importante salientar que somente a partir do momento em que através da respiração nós assumirmos o controle da entrada de vida e energia em nosso corpo físico, estaremos transitando para um novo estágio, permitindo que todos os nossos corpos expandam-se. E, com a expansão dos corpos, o espírito terá uma habitabilidade terrena superior, ampliando expressões e percepções: sexto, sétimo e demais sentidos.

Texto extraído do livro Alimentação Desintoxicante - como ativar o sistema imunológico - Conceição Trucom - Editora Alaúde. Recomenda-se a leitura na íntegra deste livro, o que possibilitará a prática desta filosofia de vida com consciência e responsabilidade.


Obrigado por votar

Gostou deste Artigo?   Sim   Não   
Limpar as vias aéreas
Avaliação: 5 | Votos: 1

Consulte grátis
     
 
Compartilhe
   


Conceição Trucom é química, cientista, palestrante e escritora sobre temas
voltados para o bem-estar e qualidade de vida.

Visite seu Site no STUM
Email:
Visite o Site do Autor
Publicado em: 29/07/2014 14:19:50

Deixe sua opinião sobre este artigo

© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.
As opiniões expressas neste artigo são da responsabilidade do autor. O Stum não se responsabiliza por quaisquer prestações de serviços de terceiros, conforme termo do Site.


Energias para Hoje
segunda-feira, 16 de julho de 2018


energia
I-Ching: 58 – TUI – ALEGRIA
É tempo de muita harmonia. O segredo do sucesso é ser alegre e sereno.


energia
Runas: Urus
Creia! As transformações trazem amadurecimento.


16
Numerologia: Interiorização
O dia pede calma e serenidade, leia um livro, ouça uma musica relaxante. Detenha-se nos planos pessoais e no caráter não-material de suas expectativas de vida. Siga o fluxo e faça uma profunda introspecção para descobrir aspectos do seu verdadeiro EU.




Horóscopo

Áries   Touro   Gêmeos   Câncer
 
Leão   Vírgem   Libra   Escorpião
 
Sagitário   Capricórnio   Aquário   Peixes




+ Lidos da Semana anterior
1. Se você não se posiciona, não adianta reclamar da inconveniência do outro!
2. Enfrente seus medos
3. Como é um relacionamento ideal para você?
4. Quem são os abusadores emocionais perversos e como agem?
5. Aceite seus sentimentos
6. Falando de chacras e iniciações espirituais
7. Por que Você é assim?
8. Por que há espíritos negativos?



 
© Copyright 2000 - 2018 Somos Todos UM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS - Política de Privacidade