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Os Cinco Alimentos

Os Cinco Alimentos

por Conceição Trucom

1) Carboidratos - Proteínas – Gorduras

Os alimentos com os quais preparamos nossas refeições ou lanches, são os únicos que são popularmente reconhecidos como alimentos. Os identificamos facilmente, mesmo estando crus, cozidos, liqüefeitos ou triturados. Este tipo de alimento tem sua função básica de alimentar o corpo físico.

É um tipo de alimento denso, que corresponde à dimensão Terra. Seres aqui encarnados, mas espiritualmente muito evoluídos pouco necessitam deste tipo de alimento.

Mas, como ainda não alcançamos este elevado nível de sutilização, necessitamos usar estes alimentos em várias refeições/lanches diários.

A proposta da Alimentação do 3º Milênio é usá-los com sabedoria e adequação, aproveitando-se ao máximo do seu potencial qualitativo, para podermos reduzir as quantidades e aumentar a nossa capacidade de expansão.

Na verdade, ao usarmos estes alimentos de forma amorosa e consciente, praticamos uma alquimia de transformação e su-tilização dos seus nutrientes (Ver Expansão da Consciência).

Sobre estes alimentos falamos exaustivamente durante nossos cursos e palestras (Ver Alimentação Balanceada, Alimentação Yin-Yang e Alimentação Desintoxicante).

2) Água - Água - Água
A água, por ser um componente majoritário em nosso corpo, aproximadamente 60% do peso total, é o alimento que permite a interação de todos os sete corpos. É o principal alimento de sutilização do corpo físico.

A respiração também o é, mas antes o corpo físico deverá estar suficientemente hidratado.

Devemos manter o corpo constantemente hidratado para que todas as funções metabólicas aconteçam harmonicamente.

Transporta continuamente todos os nutrientes e micronu-trientes, inclusive o oxigênio, para as todas as células, e retira das mesmas, todas as substâncias intermediárias, mensageiras, dejetos e toxinas.

Somado à sua importante função transportadora, podemos citar outras como:

- Eliminar o excesso de calor corporal através do suor.
- Facilitar o intercâmbio gasoso nos alvéolos, retirando o ar pobre de oxigênio.
- Colaborar na formação, conteúdo e trânsito das fezes.
- Prevenir os cálculos renais, impedindo a cristalização dos sais que passam pelos rins.

Concluindo, a água limpa, hidrata, tonifica, desintoxica, sutiliza, fluidifica e expande todo o organismo.

Uma perda de apenas 5% da água de nosso corpo, pode reduzir em 30% nossa eficiência, porque torna-se difícil para o corpo oxigenar o cérebro, órgãos e células.

Naturalmente, devemos repor a água em nosso organismo antes da sensação de sede, pois a sensação de sede, significa que já se instalou um processo de desidratação (Ver receitas semanais de Sucos Desintoxicantes e Chás Terapêuticos).

3) O OXIGÊNIO

Fundamental para a manutenção da vida. A conquista do equilíbrio emocional passa inevitavelmente pela respiração.

A familiaridade gera a indiferença. Nos acostumamos com o ar que é tão essencial, mas por ser invisível, intocável e gratuito, não damos o devido valor e importância.

Oxigênio é tão ou mais alimento que a comida e água que ingerimos. Sem oxigênio por mais que 3 minutos acaba a vida.

Mas, se você está consciente e souber controlar a intensidade e a freqüência da sua respiração, vai ter mais oxigenação para todas as funções metabólicas, sejam mentais ou meramente energéticas. A forma como respiramos pode modificar nosso corpo físico, emocional e mental.

Para você inspirar e expirar aproximadamente 22 mil vezes no dia, são necessários 2 pulmões, 24 costelas, os músculos entre as costelas, os do pescoço, os peitorais, os abdominais, o diafragma e ainda veias, artérias e tecidos saudáveis em volta dessa estrutura.

Que tal começar a reparar mais na sua própria respiração: ela é curta e apressada? O ar desce até sua barriga? Seus ombros ficam curvados ou estendidos demais? Talvez você nunca tenha prestado atenção em coisas assim, mas dessa observação poderão surgir pistas importantes do seu estilo de vida e até da sua personalidade.
Pessoas ansiosas geralmente expiram rápido e não fazem longas inspirações. Desta forma, há sempre um déficit de oxigênio, comprometendo-se a lucidez e criatividade, a energia física e a capacidade de se manter jovem.

Uma solução imediata seria iniciar uma atividade física direcionada para oxigenar mais os pulmões, ou iniciar a prática de exercícios respiratórios. A Yoga e a meditação são excelentes dicas (Ver Técnica de Respiração).

Jamais esqueça de que junto com o ar que respiramos existem os glóbulos de energia vital, que os orientais chamam de PRANA.

Estes glóbulos contêm energia cósmica porque chegam até nós através das irradiações dos raios solares e cósmicos. Uma vez inalados, levam para dentro do corpo físico toda uma gama de vibrações e informações do universo.
4) ATIVIDADE FÍSICA MODERADA

Praticar alguma atividade física moderada é muito importante para a saúde. Gastar cerca de 2000 calorias semanais com exercícios físicos é o ideal para toda e qualquer idade. Caminhando por pelo menos 60 minutos (até transpirar) 3 vezes por semana equivalem a 2000 calorias.

O exercício físico moderado pode ser considerado como um alimento diário que:

- Ajuda na oxigenação e expansão da capacidade respiratória.
- Aumenta o número de mitocôndrias das células, possibili-tando o aumento da energia vital e do rejuvenescimento.
- Ajuda na liberação das endorfinas, hormônios que estimulam o bom humor e o estado de ânimo positivo.
- Ajuda no processo de eliminação de substâncias produzidas pelo stress, ansiedade e medos como os cortisóis, que são fortes agentes de envelhecimento.
- Estimula a produção do glucagon, hormônio que favorece o emagrecimento.

Caso você não tenha tempo ou dinheiro para ir a uma academia, habitue-se a dançar (até transpirar) por 30 minutos diariamente antes do banho, ou rir por 5, 10, 15 minutos. Você obterá excelentes resultados.

Uma sugestão interessante é a prática da Yoga, porque ela integra a respiração, com atividade física e relaxamento.


5) MEDITAÇÃO e RELAXAMENTO


São alimentos do espírito. Você deve estar se perguntando. Porque a meditação é um alimento? Porque praticar diariamente? Como ela pode alterar minha vida?

A meditação tem o poder para mudar o enfoque dos desafios.

Em poucas palavras ela é um alimento da mente que propicia lucidez.

Imagine uma garrafa cheia de areia e água. Agora mantenha esta garrafa sob contínua agitação. O que você consegue enxergar através desta garrafa? Certamente uma lama opaca e turva.

Pois é dessa maneira, que a mente humana funciona a maior parte do tempo, enquanto despertos.

Processando tantos pensamentos, estímulos e informações, nossa mente apresenta-se continuamente enevoada.

Mas, se interrompermos a agitação da garrafa por alguns minutos, a areia se depositará de maneira harmoniosa no fundo, e a água se tornará límpida e transparente.

De certo modo, a meditação faz o mesmo com a nossa mente. Ao sentar-se numa posição de relaxamento e calma, voltando sua atenção para seu interior e aprofundando o ritmo respiratório, a agitação dos seus pensamentos tende a diminuir gradativamente.

Na medida que sua mente acalma, aumenta a capacidade de atenção às sensações e sentimentos, expandindo a inteligência, consciência, criatividade e a capacidade de vivenciar a alegria e o prazer.

Leia Também:

Chás Terapêuticos

Técnicas de Respiração


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Atualizado em 04/05/2001 10:47:33

Conceição Trucom é química, cientista, palestrante e escritora sobre temas
voltados para o bem-estar e qualidade de vida.

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