auravide auravide

Reflexões úteis sobre sonhos e sua importância para a saúde psicológica

por Luís Vasconcellos
Reflexões úteis sobre sonhos e sua importância para a saúde psicológica
Publicado dia 16/06/2000 13:22:44 em Psicologia

Compartilhe

Facebook   E-mail   Whatsapp

Em nossa sociedade moderna - técnica e materialista - ninguém é orientado a dar atenção aos seus sonhos. Nem sempre foi assim, pois no nosso passado, e ainda hoje em outras culturas, é tradição dar importância aos sonhos.
Vivemos em um mundo onde a mentalidade iluminista ensina a ver só o que está explícito, só importando o que se pode tocar - manipular/controlar -; naturalmente, há preconceito e desprezo pela experiência interior, pelas manifestações inconscientes, cuja significado prático só pode ser resgatado e compreendido com a ajuda do especialista.
Assim sendo, a existência do inconsciente, ainda que verificada todos os dias, pode ser negada ou relegada a um segundo plano. Nos é dito que, para evitar problemas e confusão, é melhor manter uma distância segura e a evitar o contato efetivo e íntimo com o Inconsciente. De modo bem concreto somos induzidos a permanecer na periferia de nossa experiência de vida; ou seja, circunscritos ao ego [ funcionamento do campo consciente (estado de vigília) ].

Vice-versa há uma "inconfessável e indisfarçável" necessidade da experiência religiosa ou mística: o que significa que, por mais que nos esforcemos, não conseguimos afastar, de todo, da consciência, a noção de que há muito mais a ser vivido: a totalidade das possibilidades e alternativas humanas nos acompanha inexoravelmente! Jung dizia que "por mais que nos esforcemos para afastar a natureza, ela sempre volta..."
É de domínio comum o fato de que nos sentimos limitados, repetitivos, como que circunscritos demais aos estreitos limites de nossa experiência pessoal. Quem sente isso precisa dar um passo adiante em sua evolução psicológica, precisa ampliar sua própria noção de EU para abarcar outras camadas de si mesmo.



estamos online

Compartilhe

Facebook   E-mail   Whatsapp

starstarstarstarstar
O artigo recebeu 1 Votos

Gostou?   Sim   Não  

Leia Também

Dois mundos que se alternam: Consciência de vigília e Inconsciência durante sono

Como dar maior atenção aos seus sonhos

Sua vida parece previsível demais ?

O QUE SIGNIFICA A EXPRESSÃO

É incompreensível o conteúdo da maioria dos sonhos?

Como aumentar o trânsito entre conteúdos do consciente e do Inconsciente?

Como lembrar melhor as peripécias vividas em sonhos




Sobre o autor
luis
Luís Vasconcellos é Psicólogo e atende
em seu consultório em São Paulo.


Email: [email protected]
Visite o Site do Autor

Veja também
artigo Qual é a sua ambição?
artigo Porque estamos novamente falando da Era de Aquário?
artigo O Universo num Corpo Humano
artigo A noite escura, de são joão da cruz


As opiniões expressas no artigo são de responsabilidade do autor. O Site não se responsabiliza por quaisquer prestações de serviços de terceiros.

auravide

 

Voltar ao Topo

Siga-nos


Somos Todos UM no Smartphone
Google Play


© Copyright 2000-2020 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa